Blog

Cirurgia Robótica: a cirurgia do futuro

Realizar uma cirurgia utilizando robôs como auxiliares parece até uma ideia retirada de um filme de ficção científica, mas já é algo que faz parte da nossa realidade. A cirurgia robótica não é mais uma promessa para o futuro, pois já vem se integrando na medicina brasileira gradativamente. No Brasil, estima-se que sejam realizados aproximadamente 100 mil procedimentos do gênero por ano e a tendência é que esse número dobre até 2025.

Ler mais

Conheça o algoritmo que pode auxiliar no diagnóstico de câncer de próstata

A tecnologia vem evoluindo em um ritmo impressionante e beneficiando diversos aspectos da nossa vida. Na medicina, podemos citar a cirurgia robótica como um dos exemplos mais marcantes, sendo uma técnica que elevou os procedimentos cirúrgicos a um novo patamar. Contudo, a inteligência artificial também vem sendo explorada no setor de saúde e promete continuar revolucionando a especialidade da urologia.

Ler mais

Conheça os 3 tipos de disfunção erétil

A disfunção erétil é um problema bastante comum na nossa sociedade, afetando aproximadamente 45% dos homens adultos no Brasil. Não chega a se classificar como uma doença, já que sempre é causada por outros fatores relacionados à saúde. Por isso, é um quadro que qualquer pessoa do sexo masculino está sujeita a passar, independente da sua idade.

Ler mais

5 causas da infertilidade masculina que você não conhece

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% a 20% da infertilidade enfrentada pelos casais parte do homem. Aqui podemos incluir todo tipo de dificuldade relacionada ao ato de engravidar sua parceira, algo que nem sempre é fácil de diagnosticar e costuma levar algum tempo de investigação para se encontrar a causa.

Ler mais

A importância de realizar consultas com um Urologista

Há quem pense que os urologistas são responsáveis por cuidar somente da saúde íntima masculina, enquanto outros acham que só devem procurar um médico especializado quando apresentam algum tipo de sintoma. Todos esses são pensamentos equivocados, pois a urologia é uma área abrangente que atende a qualquer pessoa e deve estar inclusa nos famosos check-ups de rotina.

Ler mais

Você sabia que as infecções urinárias são mais incidentes no verão?

A infecção urinária é um dos problemas urológicos mais comuns que existem, tanto em homens quanto em mulheres. Trata-se de uma infecção bacteriana na uretra, o canal por onde a urina passa, o que costuma causar um certo desconforto ao urinar, além de outros sintomas como dor pélvica e, em alguns casos, presença de sangue na urina.

Ler mais

6 hábitos saudáveis para adotar em 2023

Com a chegada de um novo ano, também é de se esperar que todos façam suas promessas para 2023, buscando sempre melhorar naquilo que não conseguimos progredir tanto no ano que está acabando. Essa sempre é uma boa oportunidade para rever seus hábitos cotidianos, pois eles têm total influência sobre nosso quadro de saúde. Para ter uma vida saudável, é necessário se esforçar todos os dias em diversos aspectos, então quanto antes você adotar essas medidas, melhor para você!

Ler mais

Conheça as vantagens da cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica, também chamada de videolaparoscopia, é uma técnica cirúrgica altamente avançada e utilizada em diversas especialidades da medicina, com destaque para a gastroenterologia, em procedimentos voltados para o sistema digestivo e seus órgãos. Na urologia também é utilizada, geralmente no tratamento de doenças que afetam os rins, bexiga, uretra e próstata.

Ler mais

Conheça as principais doenças do trato urinário feminino

Muita gente acredita que os urologistas são “médicos de homens”, ou seja, atendem exclusivamente o público masculino. É fato que a maioria dos pacientes pertencem a este grupo, mas ao contrário da crença popular, mulheres também podem se consultar com esses especialistas! A urologia é uma especialidade médica que visa diagnosticar e tratar qualquer tipo de problema que afete o sistema urinário, algo que está presente em todos os seres humanos, independente do sexo.

Ler mais

Como o diabetes pode afetar a saúde urológica?

O diabetes é uma doença crônica bastante comum, onde estima-se que quase 10% dos adultos do mundo inteiro sofram do problema. Além disso, ele não se limita somente à população adulta, também podendo afetar jovens, idosos e até mesmo crianças. São mais de 400 milhões de pessoas que convivem com um problema que também pode manifestar complicações em diferentes aspectos do organismo, inclusive na saúde urológica.

Ler mais

Dor nos testículos: conheça as principais causas e sintomas

Sentir dor nunca é bom sinal, especialmente quando ela é recorrente. Nos testículos não é diferente, afinal estamos falando de uma parte essencial do sistema reprodutor masculino e também do responsável pela produção de boa parte da carga hormonal dos homens, então qualquer dor que esteja afetando essas glândulas precisa ser investigada e tratada.

Ler mais

Cistoscopia: conheça o procedimento

A cistoscopia é um exame realizado dentro da urologia para diagnosticar possíveis doenças que estejam acometendo a bexiga e a uretra, nos homens também sendo possível examinar parte da próstata. É um procedimento essencial para encontrar doenças como tumores, cálculos e inflamações que possam estar se desenvolvendo no trato urológico.

Ler mais

Divertículos uretrais: sintomas e tratamentos

Divertículos uretrais são dilatações anormais na uretra que podem atingir tanto homens quanto mulheres. É um problema que pode ser causado por diversas questões e é um tanto raro de se ver em consultório, mas que precisa de tratamento urgente por desencadear uma situação um tanto complexa.

Ler mais

Conheça as doenças mais comuns do sistema urinário

O sistema urinário é responsável por um dos principais processos do organismo: produzir e eliminar urina. É através disso que conseguimos nos livrar de boa parte das toxinas presentes no corpo, essas que podem ser altamente prejudiciais à saúde quando não descartadas corretamente. Os órgãos envolvidos nessas funções são os rins, a bexiga, o ureter e a uretra, então quando qualquer um deles são afetados, todo o sistema acaba sofrendo interferências.

Ler mais

Conheça a importância da Uro-Oncologia

A uro-oncologia ou urologia oncológica é a especialidade médica focada nos tumores que podem afetar o trato urinário e a saúde íntima do homem, como o câncer de próstata, bexiga, rins, pênis e testículos. Os profissionais responsáveis são especializados tanto em urologia quanto em oncologia, tendo mais propriedade para lidar com o diagnóstico, prevenção e tratamento dessas doenças.

Ler mais

Bexiga neurogênica: conheça as causas e tratamentos

A bexiga neurogênica é um dos vários tipos de disfunções que podem acometer a bexiga e o sistema urinário. Esse problema pode se manifestar de diferentes formas, assim como apresentar diversas características de caso para caso, então é possível que duas pessoas diferentes apresentem a mesma questão de formas diferentes, como veremos melhor a seguir.

Ler mais

Estenose de uretra: entenda o que é e como podemos tratá-la

A uretra é o tubo responsável por conduzir a urina do interior da bexiga até o exterior quando vamos urinar. É um componente básico do sistema urinário, presente tanto em homens quanto em mulheres (contudo, a uretra feminina é consideravelmente menor que a masculina). Nos homens, além do transporte da urina, o canal também é responsável pela passagem do esperma durante a ejaculação.

Ler mais

Balanopostite: entenda mais sobre essa inflamação

A balanopostite, também chamada de balanite ou apenas postite, é uma inflamação que acomete a glande (cabeça do pênis), o prepúcio (pele que recobre a glande) ou ambos. É uma condição que pode acometer homens de qualquer idade, inclusive crianças, especialmente quando não há uma higienização íntima adequada. Por vezes, também pode estar associada com a fimose, que impede a limpeza adequada da glande.

Ler mais

Fístulas urinárias: causas, sintomas e tratamentos

Quando um órgão do sistema urinário se comunica de forma anormal com outro, usamos o termo fístulas urinárias para designar a situação. Isso acontece quando algum tipo de anomalia faz com que a urina vaze para outros órgãos que, normalmente, não estão relacionados de nenhuma forma com a passagem da urina.

Ler mais

Epididimite: conheça os sintomas e tratamentos

O epidídimo é um pequeno duto diretamente ligado aos testículos, responsável por fazer a coleta dos espermatozoides que lá são produzidos e armazená-los. Em certas situações, esse duto pode ficar inflamado e causar uma série de sintomas ao homem, dentre eles dor e desconforto. Chamamos essa condição de epidimite, que nada mais é que a inflamação do epidídimo.

Ler mais

Entenda mais sobre a cirurgia robótica para câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais incidente em homens no mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, que é o mais comum em ambos os sexos. No Brasil, a cada triênio há aproximadamente 65 mil novos diagnósticos da doença, um número preocupante que se mantém estável há muitos anos, o que reforça a importância de estarmos mais alertas com respeito a esta enfermidade.

Ler mais

Doença de Peyronie: o que é? como pode ser tratada?

Apesar de muitos homens brincarem com o assunto, um pênis pode sim ser torto e afetar negativamente a vida sexual do paciente. Ao atingir uma ereção, todo pênis possui uma pequena curvatura que é natural e inofensiva, mas existem casos em que essa curva é muito exagerada e traz uma série de complicações à saúde íntima do homem.

Ler mais

Tratamentos para cálculos renais: invasivos ou não invasivos?

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que aproximadamente 13% da população mundial sofra de cálculo renal, no Brasil afetando cerca de 5% do país. É um dos problemas mais comuns do sistema renal e quem tem sabe muito bem como as cólicas renais são uma das piores dores que podemos enfrentar.

Ler mais