Cistoscopia: conheça o procedimento

A cistoscopia é um exame realizado dentro da urologia para diagnosticar possíveis doenças que estejam acometendo a bexiga e a uretra, nos homens também sendo possível examinar parte da próstata. É um procedimento essencial para encontrar doenças como tumores, cálculos e inflamações que possam estar se desenvolvendo no trato urológico.

O termo cistoscopia costuma ser usado em casos onde o exame busca analisar apenas uma parte do sistema urinário, como a bexiga ou a uretra. Quando são os dois, chamamos de uretrocistoscopia, que já abrange uma área maior e mais completa. Ainda existe uma terceira variação, a videocistoscopia, onde são capturadas imagens em fotos e vídeos do interior do trato urinário do paciente.

Indicações

A cistoscopia pode ser utilizada para diagnosticar diversas doenças, mas costuma ser indicada em casos de suspeita de algo mais grave ou quando os tratamentos convencionais não solucionam o problema. Dentre as enfermidades que podem ser diagnosticadas com o exame, estão: cálculo renal, endometriose, sangue na urina, infecções urinárias, inflamação crônica na bexiga e tumores benignos ou malignos.

Um dos principais diagnósticos da cistoscopia é o do câncer de bexiga, o quarto tipo de tumor mais recorrente em homens. Um dos primeiros sinais da doença é a hematúria, ou seja, a presença de sangue na urina, então através deste procedimento é possível investigar mais a fundo e detectar a presença de qualquer tumor que esteja afetando a região.

Como é realizado?

Trata-se de um procedimento simples, porém delicado, onde é introduzido um cistoscópio pela uretra até chegar na bexiga. O paciente é devidamente anestesiado e é utilizado um lubrificante para facilitar a passagem e evitar qualquer tipo de desconforto. A escolha do cistoscópio vai depender do tipo de doença que o profissional está tentando examinar, então existem alguns que são mais rígidos. Esse detalhe, somado com o fato dos homens terem uma uretra mais comprida, pode fazer com que o exame cause um pouco de dor, mas a anestesia ajuda a controlar.

O paciente precisa estar de jejum por pelo menos quatro horas antes do exame, assim como interromper o uso de qualquer medicamento anticoagulante com sete dias de antecedência. Também será necessário fazer um exame de urina às vésperas do procedimento, para garantir que não esteja com infecção urinária; caso contrário, não será possível realizar o exame.

A cistoscopia é totalmente segura e não coloca o paciente em nenhum risco. O máximo que pode acontecer é um sangramento um pouco além do esperado após o exame, algo que pode ser controlado. O paciente ainda pode reparar a presença de sangue na urina nas primeiras vezes que for ao banheiro após o procedimento, mas isso é algo normal que passará naturalmente.