Dor nos testículos: conheça as principais causas e sintomas

Sentir dor nunca é bom sinal, especialmente quando ela é recorrente. Nos testículos não é diferente, afinal estamos falando de uma parte essencial do sistema reprodutor masculino e também do responsável pela produção de boa parte da carga hormonal dos homens, então qualquer dor que esteja afetando essas glândulas precisa ser investigada e tratada. Confira abaixo algumas das principais causas que podem causar dor nos testículos:

Varicocele

A varicocele é um tipo de varizes que atinge o saco escrotal, causando a dilatação de algumas veias presentes ali. Não possui uma causa identificável e, na maioria dos casos, atinge jovens em idade fértil. Os sintomas variam de acordo com o grau do problema; muitos homens podem ser assintomáticos, enquanto outros sentem apenas dores leves e momentâneas.

Em casos mais graves, pode causar dor e desconforto constante, inchaços e até levar à infertilidade, por isso é importante consultar um urologista para avaliar os riscos e, caso necessário, fazer o tratamento cirúrgico.

Epididimite

O epidídimo é um duto presente nos testículos, responsável por parte do transporte das células espermáticas. Quando infectado por alguma bactéria ou vírus, pode manifestar uma inflamação chamada de epididimite, que causa dor intensa nos testículos, inchaço, vermelhidão, febre e calafrios.

É um quadro sério que precisa de atendimento médico o quanto antes, para assim dar início ao tratamento com antibióticos.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação que atinge a glândula da próstata, muitas vezes sem causa aparente, mas podendo estar relacionada com alguma infecção bacteriana. Essa enfermidade causa dor nos testículos, inclusive aumentando a sensibilidade ao toque, além de febre, dor a urinar e dor nas costas.

Banhos de assento com água morna costumam ajudar a aliviar os sintomas, mas também é necessário realizar um tratamento convencional à base de antibióticos.

Torção do testículo

Essa já é uma situação de emergência que não costuma acontecer com tanta frequência, mas certamente causa dores intensas nos testículos. Ela acontece quando o cordão que transporta sangue aos testículos, chamado de espermático, se torce e provoca uma séria lesão, levando a inchaço e fortes dores.

Nesse caso, é indispensável que o paciente procure ajuda médica imediatamente, pois caso o testículo fique algumas horas sem receber sangue, acaba perdendo suas funções, levando à infertilidade e problemas hormonais.

Câncer de testículo

Por fim, também é importante reforçar a atenção ao câncer de testículo, que também pode causar dores. Apesar de ser mais raro de manifestar esse tipo de sintoma, geralmente o tumor já se encontra em um estágio mais avançado quando o paciente chega a sentir dor. Antes disso, existem outros sinais mais frequentes como inchaço no saco escrotal ou o surgimento de algum caroço.

Fique atento aos sinais e, assim que notar algo suspeito, procure a ajuda de um urologista o quanto antes. Um diagnóstico precoce faz toda a diferença nessa situação.