Conheça os benefícios da Cirurgia Robótica no tratamento do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente em homens, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. No Brasil, há aproximadamente 65 mil novos diagnósticos da doença a cada três anos, um número preocupante que reforça a importância do público masculino estar mais alertas a respeito desta enfermidade. O tumor na próstata é mais comum em homens que tenham mais de 50 anos de idade. A abordagem do tratamento vai variar de acordo com o estágio do tumor e o quadro de saúde do paciente, podendo ser tratado por vigilância ativa, radioterapia ou intervenção cirúrgica (prostatectomia).

A prostatectomia seria o tratamento mais utilizado, sendo uma cirurgia onde é removido uma parcela ou a glândula como um todo, a fim de eliminar o tumor de forma definitiva do corpo. Trata-se de um procedimento delicado que coloca o paciente em alguns riscos, devido à técnica agressiva, também podendo trazer sequelas no pós-operatório como incontinência urinária e disfunção erétil. Visando minimizar esses efeitos colaterais, a cirurgia robótica é uma solução altamente tecnológica que consegue ser mais segura em diversos aspectos, garantindo resultados muito mais satisfatórios para o paciente.

O que é cirurgia robótica?

A cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata não é somente um grande avanço para a especialidade da urologia, mas para a medicina como um todo. Ela aumenta consideravelmente as chances de cura e reduz a maior parte dos riscos da prostatectomia. Estamos falando de um procedimento minimamente invasivo realizado com o auxílio de um robô chamado sistema DaVinci, controlado por computador pelo cirurgião.

São feitas pequenas incisões no abdômen do paciente, onde serão inseridos os braços robóticos que realizarão a cirurgia. Um deles possui uma câmera em sua ponta, garantindo assim uma visão 3D e precisa dos órgãos internos. Tudo isso faz muita diferença e proporciona ao cirurgião mais segurança durante todo o procedimento.

Todo o processo é realizado remotamente, com o cirurgião se guiando pelas imagens transmitidas pela câmera, que aparecem no monitor do console que está sendo utilizado.

Quais as vantagens?

A primeira vantagem é que, por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, o paciente sangra menos devido ao tamanho das incisões e somente isso já minimiza muito os riscos de hemorragia. Os braços robóticos garantem mais precisão cirúrgica, então os riscos de acidentes são praticamente inexistentes. É mais fácil para o cirurgião e mais seguro para o paciente, pois essa tecnologia garante firmeza e movimentos previamente calculados.

O tempo de internação pós-cirúrgico também é reduzido, pois a recuperação acaba sendo mais rápida. A cirurgia robótica não livra o paciente de cicatrizes, mas elas são pequenas e quase imperceptíveis; já o período pós-operatório é bem mais tranquilo, onde o paciente ainda pode sentir um desconforto na região operada, mas em menor intensidade. Se tratando dos riscos de disfunção erétil e incontinência urinária, eles ainda existem, mas são mais fáceis de evitar. A precisão da cirurgia robótica permite remover apenas a porção necessária da próstata, diminuindo os riscos de lesões no esfíncter e nos nervos sacrais, as estruturas que costumam ser mais afetadas e são indispensáveis para tais funções.

Dito isso, podemos concluir que a cirurgia robótica para câncer de próstata é a melhor abordagem para se tratar a doença. Caso tenha alguma dúvida e queira saber mais, procure a ajuda de um urologista.