Como o diabetes pode afetar a saúde urológica?

O diabetes é uma doença crônica bastante comum, onde estima-se que quase 10% dos adultos do mundo inteiro sofram do problema. Além disso, ele não se limita somente à população adulta, também podendo afetar jovens, idosos e até mesmo crianças. São mais de 400 milhões de pessoas que convivem com um problema que também pode manifestar complicações em diferentes aspectos do organismo, inclusive na saúde urológica.

A doença é uma síndrome de metabolismo onde o pâncreas não consegue mais produzir insulina suficiente para o organismo se manter saudável, ou a insulina produzida não consegue desempenhar suas funções adequadamente. Trata-se do hormônio responsável pela metabolização da glicose, então sem ele, o corpo fica com altas taxas de açúcar no sangue. As causas do diabetes podem variar de acordo com o tipo, mas no geral a doença é uma só, podendo apenas variar em alguns sintomas.

A seguir, entenda melhor como o diabetes atua no organismo e quais são as possíveis alterações que podem ser causadas no sistema urológico.

Relação entre diabetes e urologia

O diabetes é um problema que afeta diretamente o sangue, que por sua vez circula por todo o nosso corpo, então quando não controlada, inevitavelmente afeta diversas funções do organismo. No caso dos homens, o fluxo sanguíneo desempenha um papel fundamental nas ereções e o diabetes diminui a circulação do sangue na região genital, então é comum que pacientes diabéticos também sofram de disfunção erétil.

A doença também é uma das causas mais comuns de insuficiência renal, aqui chamada de nefropatia diabética. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e, devido ao alto nível de glicose, acabam sofrendo danos que podem causar inchaços pelo corpo e até mesmo comprometer a função do órgão. Em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma diálise para filtragem artificial do sangue.

Alterações glicêmicas também afetam a bexiga e o trato urinário, então pessoas que sofrem de diabetes manifestam infecções urinárias e problemas como bexiga neurogênica com mais facilidade. Isso já costuma ser comum desde o princípio, quando o diabetes já está progredindo de forma silenciosa, então muitas vezes o paciente procura um urologista para tratar o problema, mas acaba não resolvendo a questão por não estar tratando direto da causa.

Cuidados cotidianos

Para evitar que o diabetes afete o sistema urológico e cause qualquer outro tipo de complicação, o primeiro passo é tratar a doença de forma correta. O diabetes não tem cura, mas com tratamento, é possível controlar seus sintomas, impedir sua evolução e viver uma vida tranquila, então seguir tudo que for prescrito pelo médico responsável é essencial.

Outra medida necessária é a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia, o que pode reduzir drasticamente os sintomas e comorbidades do diabetes. Ter uma dieta balanceada e saudável, com abundância de alimentos naturais (sempre tomando bastante cuidado com aqueles que possuem muita glicose), praticar exercícios físicos regularmente e manter um peso ideal são algumas das medidas que podem ser tomadas. Isso é válido tanto para controle do diabetes quanto para prevenir outras doenças.

De todo modo, é sempre importante procurar a ajuda de um urologista ao sentir qualquer um dos sintomas descritos anteriormente para que o problema possa ser investigado adequadamente.