Conheça as principais doenças do trato urinário feminino

Muita gente acredita que os urologistas são “médicos de homens”, ou seja, atendem exclusivamente o público masculino. É fato que a maioria dos pacientes pertencem a este grupo, mas ao contrário da crença popular, mulheres também podem se consultar com esses especialistas! A urologia é uma especialidade médica que visa diagnosticar e tratar qualquer tipo de problema que afete o sistema urinário, algo que está presente em todos os seres humanos, independente do sexo.

O urologista também é responsável pelos cuidados com a saúde íntima masculina, por isso os homens acabam sendo os pacientes mais recorrentes. Ainda assim, sempre que uma mulher sentir qualquer tipo de sintoma no trato urinário ou dificuldades para urinar, ela deve procurar um médico especializado o quanto antes. Devido à anatomia feminina, as mulheres estão mais propensas a desenvolver certas doenças urinárias com mais facilidade do que os homens, por isso é importante estar sempre alerta e buscar preveni-las da melhor forma.

Conheça quais são as doenças do trato urinário mais incidentes em mulheres:

Infecção urinária

A infecção urinária costuma ser o problema mais comum entre mulheres que aparecem no consultório e existe uma explicação para isso. A uretra das mulheres é bem menor que a dos homens, devido a suas estruturas anatômicas e o formato do órgão sexual. Por isso, o canal da urina acaba ficando mais próximo do ânus, onde existem muitas bactérias; eventualmente, elas podem alcançar a uretra e causar uma infecção.

Esse problema costuma causar ardência ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro e, em casos mais graves, presença de sangue na urina. O tratamento deve ser feito com antibióticos para eliminar a bactéria da uretra. Vale lembrar que é uma doença comumente relacionada ao ato sexual, já que após o sexo a uretra fica vulnerável à ação de bactérias; por isso, é sempre recomendado urinar antes ou logo após a relação sexual, para evitar a contaminação.

Incontinência urinária

Mais um problema ocasionado pela uretra mais curta das mulheres, porém as causas costumam ser mais complexas. A incontinência urinária leva à perda involuntária de urina, ou seja, a pessoa não consegue segurar ou ter controle de quando eliminá-la. Geralmente acontece em momentos inconvenientes e inesperados, como após soltar um espirro, levantar peso ou algo que implique na contração dos músculos pélvicos.

Muitas vezes, a incontinência urinária pode ter causas psicológicas, por isso é importante investigar o caso a fundo, para tratá-lo diretamente da causa. O tratamento envolve medidas variadas, muitas vezes buscando fortalecer a musculatura pélvica para devolver o autocontrole da paciente.

Câncer

Os cânceres mais comuns do trato urinário afetam a bexiga e os rins. Não costumam ser tão incidentes quanto outros tipos, mas podem afetar tanto homens quanto mulheres. Fumantes possuem riscos maiores, já que as toxinas do cigarro são filtradas pelos rins e eliminadas pela urina, o que acaba infectando ambos os órgãos.

Em todo caso, ambos os tumores devem ser tratados e acompanhados por um urologista. Um câncer não costuma apresentar sintomas até que já esteja em um estágio evoluído, mas os do trato urinário costumam trazer alguns sinais como sangramento na urina, dor lombar ou abdominal e presença de massa palpável no abdômen.

 

Referências

https://www.urocentrobrasilia.com.br/dicas-de-saude/noticias/127-conheca-as-doencas-urologicas-mais-comuns-nas-mulheres

https://www.hportugues.com.br/2012/10/doencas-urologicas-em-mulheres/