Conheça as vantagens da cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica, também chamada de videolaparoscopia, é uma técnica cirúrgica altamente avançada e utilizada em diversas especialidades da medicina, com destaque para a gastroenterologia, em procedimentos voltados para o sistema digestivo e seus órgãos. Na urologia também é utilizada, geralmente no tratamento de doenças que afetam os rins, bexiga, uretra e próstata.

A laparoscopia é um procedimento minimamente invasivo e menos agressivo que cirurgias convencionais, onde é utilizado um instrumento chamado laparoscópio para captar imagens internas do paciente. Essa ferramenta conta com uma pequena câmera embutida na ponta, permitindo que o cirurgião monitore tudo através de um computador, amplie a imagem quando necessário e tenha muito mais precisão ao longo do processo.

A seguir, saiba mais sobre como a cirurgia laparoscópica é realizada e quais são seus principais benefícios, além dos casos em que é indicada.

Vantagens da laparoscopia

Como já enfatizado, a cirurgia laparoscópica é realizada com a inserção de um pequeno instrumento através de pequenas incisões no abdômen. Essas são as únicas incisões feitas no procedimento, o que resulta em uma série de benefícios: a cicatriz pós-cirúrgica é menor e menos perceptível, o paciente sente menos dor durante a cirurgia e existem menos riscos de complicações, como sangramentos, por exemplo. O tempo de recuperação e internação também é reduzido, então não demora muito para que a pessoa consiga retomar suas atividades cotidianas.

Durante a recuperação, o paciente também correrá menos riscos de sofrer com efeitos colaterais, como infecções, que podem ser bastante comuns após cirurgias urológicas. O uso de medicamentos analgésicos também pode ser melhor administrado, além do tempo de utilização ser reduzido consideravelmente. De uma forma geral, é uma cirurgia mais segura e benéfica para o paciente, que sofrerá menos com o processo pós-cirúrgico.

Aplicações da laparoscopia na urologia

A cirurgia laparoscópica pode ser utilizada na urologia de diversas formas, mas existem quatro aplicações mais comuns. A primeira delas seria na prostatectomia radical, a cirurgia realizada para remoção da glândula da próstata em casos de câncer de próstata avançados. Em seguida, temos a nefrectomia radical, procedimento onde são removidos os rins ou parte deles para tratamento de câncer.

A adrenalectomia (cirurgia de remoção da glândula supra renal) e a pieloplastia (tratamento para estenose de JUP) são os outros dois casos mais utilizados. Podemos notar que todas elas se tratam de procedimentos mais agressivos, que envolvem grandes incisões, riscos de sangramentos e outras questões. A laparoscopia é indicada justamente para reduzir essas complicações e garantir um tratamento mais seguro para o paciente.

Somente um urologista pode decidir quando utilizar a técnica laparoscópica, de acordo com o grau da doença e características próprias do quadro de saúde do paciente.