Divertículos uretrais: sintomas e tratamentos

Divertículos uretrais são dilatações anormais na uretra que podem atingir tanto homens quanto mulheres. É um problema que pode ser causado por diversas questões e é um tanto raro de se ver em consultório, mas que precisa de tratamento urgente por desencadear uma situação um tanto complexa.

Os divertículos funcionam como uma hérnia no canal uretral, onde é criado um pequeno reservatório de urina lateral. Quando a pessoa vai eliminar urina, parte do líquido fica nesse reservatório e não é eliminado, causando uma retenção urinária crônica que pode desencadear quadros repetitivos de infecção no trato urinário. É um problema mais incidente em mulheres, devido à suas características anatômicas.

Causas e sintomas

São diversas as causas que podem causar um divertículo uretral, dentre elas traumas na uretra, uso prolongado de sondas, cirurgias no trato urinário, infecções uretrais e outros tipos de doenças que possam afetar o canal e a bexiga. Ainda assim, a causa costuma ser difícil de diagnosticar, já que em muitos casos a paciente pode ter se submetido a mais de uma dessas situações.

O diagnóstico também pode ser complicado devido à baixa incidência do problema, o que pode levar muitos profissionais a descartarem a possibilidade de início. O primeiro sinal seria infecções urinárias frequentes, mas também é possível notar outros sintomas como desconforto ou uma massa palpável na vagina, gotejamento após urinar e, em alguns casos, dificuldades para urinar e dor durante relações sexuais. Raramente também pode haver presença de sangue na urina, mas na maioria dos casos está relacionado com as infecções.

Justamente pelos sintomas serem próximos de uma diversidade de doenças urológicas, pode levar algum tempo até que o divertículo seja de fato diagnosticado. O histórico clínico e exames como endoscopia e radiologia são determinantes nesse processo, por isso é importante continuar procurando ajuda médica caso os sintomas persistam.

Tratamento

O único tratamento disponível para um divertículo uretral é cirúrgico. Em certos casos, mesmo existindo o reservatório, pode ser que o paciente não sinta nenhuma interferência em sua qualidade de vida, então nessas situações é possível viver normalmente sem nenhum tratamento. Contudo, como é algo que causa bastante desconforto, quase sempre é necessário realizar a cirurgia.

A cirurgia visa eliminar o reservatório e reconstruir a uretra em sua forma natural, sendo um tanto delicada. Essa retirada é importante não só para que o paciente tenha mais qualidade de vida, mas também para evitar complicações no futuro, já que existe um risco do divertículo evoluir para câncer quando não tratado. O paciente ainda pode optar por não realizar a cirurgia, mas deve manter consultas de rotina regulares para garantir que nenhum tumor esteja em formação na região.

Quando removido, dificilmente um novo divertículo se forma no lugar, sendo uma situação muito rara de acontecer.