Conheça as doenças mais comuns do sistema urinário

O sistema urinário é responsável por um dos principais processos do organismo: produzir e eliminar urina. É através disso que conseguimos nos livrar de boa parte das toxinas presentes no corpo, essas que podem ser altamente prejudiciais à saúde quando não descartadas corretamente. Os órgãos envolvidos nessas funções são os rins, a bexiga, o ureter e a uretra, então quando qualquer um deles são afetados, todo o sistema acaba sofrendo interferências.

As doenças no sistema urinário podem afetar tanto homens quanto mulheres, sendo que algumas são mais incidentes no sexo feminino devido às suas características anatômicas. Confira quais são as mais comuns:

Infecção urinária

As infecções urinárias são mais incidentes em mulheres devido ao tamanho da sua uretra, que é bem menor que a dos homens e fica mais próxima do ânus, onde a quantidade de bactérias é maior. Esse quadro é caracterizado pela proliferação de alguma bactéria, fungo ou microrganismo na uretra, o que pode causar urgência para urinar, dores e queimação ao eliminar urina. Pode ser causado por diversos motivos, mas costuma ser mais recorrente após relações sexuais, quando a proliferação de bactérias é maior.

O quadro pode ser caracterizado de três formas diferentes: cistite (quando atinge a bexiga), uretrite (quando atinge somente a uretra) e nefrite (quando chega nos rins). A nefrite seria a mais grave, podendo causar sintomas como febre e presença de sangue na urina. Em muitos casos a infecção se cura naturalmente, mas quando persistir, é importante procurar a ajuda de um urologista para fazer o tratamento com antibióticos.

Cálculo renal

Conhecidos como pedra nos rins, os cálculos renais costumam surgir de forma repentina em pessoas que possuem pré-disposição para a doença. Eles podem ser formados por diferentes substâncias e geralmente aparecem quando existe um acúmulo de determinada composição no organismo, como o cálcio, que costuma ser o tipo mais comum.

Quando os cálculos começam a se formar, o paciente sente fortes dores na região lombar e no abdômen, as chamadas cólicas renais. Dependendo do tamanho da pedra, é possível eliminá-la com ajuda de medicamentos, mas quando presentes em grandes quantidades, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.

Insuficiência renal

A insuficiência renal é uma doença extremamente grave que também se encaixa como uma das mais comuns de se ver no consultório, então é um problema que todos estamos sujeitos. Ela é caracterizada pela dificuldade dos rins de filtrar o sangue e eliminar as substâncias nocivas do organismo. Dessa forma, esse excesso começa a causar outras doenças e sintomas como aumento da pressão arterial e acidose sanguínea.

Quando diagnosticada de forma precoce, a insuficiência pode ser revertida com a ajuda de medicamento e mudanças nos hábitos alimentares, a fim de evitar complicações até que o quadro esteja controlado. Em casos mais graves, uma hemodiálise pode ser necessária para que o sangue possa ser filtrado. Independente da situação, é indispensável procurar ajuda de um urologista.