Conheça a importância da Uro-Oncologia

A uro-oncologia ou urologia oncológica é a especialidade médica focada nos tumores que podem afetar o trato urinário e a saúde íntima do homem, como o câncer de próstata, bexiga, rins, pênis e testículos. Os profissionais responsáveis são especializados tanto em urologia quanto em oncologia, tendo mais propriedade para lidar com o diagnóstico, prevenção e tratamento dessas doenças.

O urologista é responsável por todo cuidado com todo cuidado voltado para o trato urinário, tanto masculino quanto feminino, e também para a saúde íntima masculina. Já o oncologista é uma especialidade que abrange todo tipo de câncer, desde o diagnóstico inicial até a parte da cirurgia. A uro-oncologia seria a união entre as duas coisas, direcionando o melhor de ambas para doenças específicas.

Quando procurar um uro-oncologista?

Os cânceres do trato urinário não são tão incomuns assim e o cuidado com homens precisa ser redobrado. O câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente entre o sexo masculino, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. A partir dos 50 anos de idade, é altamente recomendado que todo homem realize exames anuais de forma preventiva, como o do toque retal e o de PSA. Quando já existe histórico da doença na família, os cuidados já devem começar a partir dos 45 anos.

O mais indicado nunca é esperar algum sintoma aparecer para procurar um uro-oncologista e sim fazer isso de forma rotineira, mesmo em um estado bom de saúde. Portanto, também é importante ficar atento a sinais como dor ao urinar, dificuldade para conter ou liberar urina, fluxo fraco de urina, presença de sangue na urina ou no sêmen, dor constante na região lombar, pélvica, nos quadris ou nas coxas e dificuldades para ter e manter ereções. Todos esses são sintomas do câncer de próstata, mas também podem estar relacionados com outros problemas.

Já o câncer de pênis pode causar dor, mudança na cor ou textura do pênis, lesão semelhantes a verrugas, coceira, feridas que não cicatrizam, inchaço, corrimento frequente malcheiroso e inchaços na virilha. Nos testículos, o primeiro sinal de tumor é o surgimento de um nódulo duro e indolor, mas também é possível sentir uma sensação de peso no saco escrotal, dor na região da barriga e virilha e um desconforto geral na parte afetada.

O câncer de bexiga apresenta sangue na urina, vontade maior de urinar ao longo do dia, queimação ao urinar e diminuição do fluxo (jato fraco). O câncer de rim também pode ter sangue na urina, mas os sintomas já são mais variados, incluindo febre alta, surgimento de um caroço na parte inferior das costas, perda de peso sem motivo, dor lombar, anemia e inchaços nas pernas.

Procure ajuda especializada

Se você já tem mais de 50 anos ou se identificou com qualquer um dos sintomas citados acima, o mais recomendado é procurar a ajuda de um profissional. Nem sempre esses sinais são garantia de câncer, mas a presença de um ou vários requer atenção médica e uma investigação adequada.

Não deixe de procurar um urologista ou uro-oncologista!