Bexiga neurogênica: conheça as causas e tratamentos

A bexiga neurogênica é um dos vários tipos de disfunções que podem acometer a bexiga e o sistema urinário. Esse problema pode se manifestar de diferentes formas, assim como apresentar diversas características de caso para caso, então é possível que duas pessoas diferentes apresentem a mesma questão de formas diferentes, como veremos melhor a seguir.

No geral, a bexiga neurogênica causa um quadro de incontinência urinária, onde o paciente não consegue mais controlar a urina por consequência de algumas alterações nos nervos e músculos que envolvem a bexiga. As causas variam muito, podendo ir de uma reação para algum tipo de infecção até lesões que atingem a pelve. Diversas doenças também podem manifestar um quadro de bexiga neurogênica, quando comprimem os nervos de bexiga; dentre elas temos a hérnia de disco, a esclerose múltipla e até mesmo o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Tipos de bexiga neurogênica

Todo quadro de bexiga neurogênica é caracterizado pela incapacidade de segurar urina, mas como já enfatizado, isso pode acontecer de formas diferentes dependendo do que causou o problema. As duas variações são a bexiga hiperativa e a hipoativa, então quando falamos de algum desses problemas, estamos nos referindo a uma variação da mesma doença.

Na bexiga hiperativa, o órgão se contrai de forma involuntária, levando o paciente a perder urina de forma inesperada a qualquer momento. Os sintomas se assemelham aos de uma infecção urinária, com uma frequência maior na vontade de urinar, ardência e a incontinência. É mais comum de acontecer em mulheres, devido ao fato de sua uretra ser consideravelmente menor que a dos homens, o que facilita o escape da urina.

Já a bexiga hipoativa, também chamada de bexiga flácida, é o contrário da hiperativa. Nesse caso, o órgão não consegue se contrair adequadamente e o paciente sente dificuldades para eliminar urina, muitas vezes armazenando grandes quantidades por longos períodos. Acaba sendo mais perigosa que a outra variação, já que o acúmulo de urina pode resultar em infecções urinárias e até causar sérios danos nos rins.

Tratamentos

Nem sempre é possível curar a bexiga neurogênica, afinal é um problema que está sempre ligado a outras enfermidades. Sendo assim, quando a doença originária não tem cura, também não existe a possibilidade de eliminar essa questão, mas existe tratamento para aliviar os sintomas e promover qualidade de vida.

A abordagem varia muito, mas a mais tradicional sempre envolve o uso de medicamentos que atuam sobre neurotransmissores. Em casos mais graves, é possível utilizar toxina botulínica para manter os músculos mais firmes, inserir uma sonda que pode ser utilizada pelo próprio paciente, ou, em casos extremos, realizar uma intervenção cirúrgica.

Caso esteja tendo dificuldades para segurar ou eliminar urina, o mais recomendado é procurar a ajuda de um urologista o quanto antes para que o problema possa ser investigado.

Referências

https://www.tuasaude.com/bexiga-neurogenica/

https://hospitalsantaclara.com.br/bexiga-neurogenica-quais-as-causas-sintomas-e-tratamento/