Doença de Peyronie: o que é? como pode ser tratada?

Apesar de muitos homens brincarem com o assunto, um pênis pode sim ser torto e afetar negativamente a vida sexual do paciente. Ao atingir uma ereção, todo pênis possui uma pequena curvatura que é natural e inofensiva, mas existem casos em que essa curva é muito exagerada e traz uma série de complicações à saúde íntima do homem.

Essa é a chamada doença de Peyronie, uma condição que cria placas de fibrose duras em um lado específico do pênis, criando uma pressão que o mantém curvado para um dos lados. Isso sempre acontece durante uma ereção e pode causar dores no paciente, dificultar a penetração no ato sexual e criar um caroço na parte afetada do órgão.

Tal deformidade certamente traz um grande impacto à vida do paciente, não só interferindo diretamente em sua vida sexual, mas também afetando sua autoestima e qualidade de vida.

Causas e sintomas

As causas da doença de Peyronie ainda são um mistério. Não se sabe ao certo o que leva a formação das placas de fibrose, mas acredita-se que traumatismos causados por algum exercício físico ou lesão originada de uma relação sexual podem desencadear um processo inflamatório que esteja relacionado com a origem das placas de fibrose.

Geralmente os primeiros sinais aparecem de repente e vão evoluindo gradativamente. O homem consegue sentir o tecido da fibrose como um pedaço de pele dura, semelhante a uma cicatrização. Também é comum sentir dores com ou sem uma ereção, uma consequência do trauma desenvolvido na região afetada. Outro sinal menos comum é uma diminuição no tamanho do pênis, dependendo do grau da curvatura.

É válido lembrar que a doença de Peyronie não deve ser confundida com a condição do pênis curvo congênito. Ambas se tratam de uma curvatura anormal no pênis, porém o pênis curvo congênito é um problema de nascença que fica mais evidente durante a adolescência, no período da puberdade.

Tratamento

O tratamento da doença da Peyronie varia muito de acordo com cada caso. Tudo depende dos sintomas apresentados, do grau da curvatura e da fase da doença, então somente um urologista é capaz de avaliar a situação e definir a melhor abordagem.

A fase inicial, chamada de fase aguda, corresponde exclusivamente ao período de inflamação, quando o processo de fibrose ainda não foi iniciado. Esse é o estágio mais fácil de tratar, geralmente exigindo apenas o uso de alguns antibióticos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e controlar a evolução do quadro.

Caso já tenha evoluído para a fase crônica, ou seja, que já desencadeou a fibrose e consequentemente a curvatura, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para remover a placa de fibrose e corrigir a curva. Contudo, essa é uma cirurgia delicada com altos riscos, podendo causar encurtamento do pênis, disfunção erétil e perda de sensibilidade. Por tais motivos, a cirurgia acaba sendo adotada apenas em casos extremos.