Epididimite: conheça os sintomas e tratamentos

O epidídimo é um pequeno duto diretamente ligado aos testículos, responsável por fazer a coleta dos espermatozoides que lá são produzidos e armazená-los. Em certas situações, esse duto pode ficar inflamado e causar uma série de sintomas ao homem, dentre eles dor e desconforto. Chamamos essa condição de epididimite, que nada mais é que a inflamação do epidídimo.

A epididimite é um quadro relativamente comum que pode afetar homens de qualquer idade, mas é mais incidente naqueles que estão entre os 18 e os 35 anos. Quase sempre está relacionada com alguma bactéria que pode ser contraída sexualmente, mas em alguns casos não existe nenhuma causa identificável, o que pode dificultar seu diagnóstico.

A seguir, entenda melhor quais são as causas, sintomas e tratamentos da epididimite.

Causas e sintomas

Na maioria dos casos, a epididimite é originada de alguma infecção sexualmente transmissível de origem bacteriana, como a clamídia ou a gonorreia. Apesar de ser mais raro, também pode ser causada por outro tipo de infecção bacteriana presente no corpo como tuberculose, prostatite, infecção urinária e outras.

Essa inflamação também pode ter causas não sexuais, mas já seriam casos mais isolados. Pancadas na região íntima, torção do testículo ou qualquer alteração anatômica na bolsa escrotal são alguns dos fatores de risco, geralmente mais associados aos casos de epididimite em crianças.

Os sintomas costumam começar leves e piorar com o passar do tempo. No começo o paciente sente apenas um leve desconforto, mas com o tempo começa a sentir febre, inchaço no escroto, dor ao urinar, presença de sangue no sêmen e sensação de pressão nos testículos. Em casos mais graves, a dor é tão intensa que o homem nem consegue se movimentar.

É importante procurar a ajuda de um urologista o quanto antes, pois quando não tratada adequadamente, a epididimite pode levar a infertilidade.

Tratamento

O tratamento da inflamação varia de acordo com a causa e o estágio da doença. Como quase sempre está relacionada com alguma bactéria sexualmente transmissível, o urologista receitará antibióticos para tratar a infecção e eliminar a bactéria do organismo. Alternativamente, também pode ser receitado anti-inflamatórios e analgésicos para ajudar com a dor e aliviar os sintomas.

O tempo que o paciente leva para apresentar melhora também depende do seu caso em específico. A maioria dos casos já começa a se recuperar dentro de duas semanas, mas alguns podem demorar até três meses. Nesse tempo, é importante tomar os remédios receitados à risca e ficar em repouso sempre que possível, evitar carregar peso e colocar gelo no escroto para aliviar a dor quando achar necessário.

Caso o paciente não melhore em três meses, a causa do problema pode ser alguma alteração anatômica nos testículos e não uma infecção bacteriana. Dessa forma, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica.

 

Referências

https://www.tuasaude.com/epididimite/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/doen%C3%A7as-penianas-e-escrotais/epididimite#:~:text=Epididimite%20%C3%A9%20a%20inflama%C3%A7%C3%A3o%20do,antibi%C3%B3ticos%2C%20analg%C3%A9sicos%20e%20suporte%20escrotal.