Fístulas urinárias: causas, sintomas e tratamentos

Quando um órgão do sistema urinário se comunica de forma anormal com outro, usamos o termo fístulas urinárias para designar a situação. Isso acontece quando algum tipo de anomalia faz com que a urina vaze para outros órgãos que, normalmente, não estão relacionados de nenhuma forma com a passagem da urina.

Existem muitas formas de fístulas urinárias, assim como causas diferentes. É um problema mais incidente em mulheres, o que chamamos especificamente de fístulas vesicovaginais, mas também pode acontecer em homens, especialmente quando provenientes de quadros inflamatórios no sistema urinário ou cirurgias mal realizadas.

A seguir, saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamentos das fístulas urinárias.

Causas e sintomas

Nas mulheres, o mais comum é que as fístulas sejam causadas por um trabalho de parto prolongado, que envolva traumas na região pélvica. Cirurgias que envolvam o trato urinário também são um risco, pois o menor dos erros pode permitir que o canal urinário se comunique indevidamente com outro órgão próximo, assim permitindo o vazamento da urina. Tumores, infecções e radiação pélvica também são fatores de risco em potencial.

Quanto aos sintomas, o mais comum é que o paciente sinta uma incontinência urinária quase ininterrupta, podendo se manifestar imediatamente após o vazamento da urina ou até meses depois. Também é comum sentir dores na região pélvica e, em alguns casos, até um acúmulo de urina na pelve. Tudo varia de acordo com o tamanho da fístula: quando grande, a perda de urina é grande e quase contínua; já quando pequena, é lenta e gradual.

O diagnóstico pode ser um pouco complicado, mas contar com o histórico clínico do paciente costuma ser decisivo. Quando há suspeita, o urologista pode requisitar exames endoscópicos ou radiológicos para encontrar exatamente onde se encontra a fístula e, dessa forma, estabelecer a abordagem mais adequada no tratamento.

Tratamentos

Hoje em dia, os métodos conservadores de tratamento para fístulas urinárias já não são mais utilizados, pois no geral não traziam nenhum resultado positivo. A única abordagem eficaz para resolver o problema é uma intervenção cirúrgica, algo que costuma ser realizado o quanto antes para evitar que o paciente se submeta ao constrangimento social da perda de urina.

O momento de operar varia e será decidido pelo cirurgião responsável. Quando a fístula é pequena e proveniente de outra cirurgia, o profissional pode achar mais adequado esperar alguns meses até que haja uma cicatrização completa do procedimento anterior. Cada caso é um caso e requer abordagens específicas.

Para mais informações a respeito, procure um urologista.