Você sabia que as infecções urinárias são mais incidentes no verão?

A infecção urinária é um dos problemas urológicos mais comuns que existem, tanto em homens quanto em mulheres. Trata-se de uma infecção bacteriana na uretra, o canal por onde a urina passa, o que costuma causar um certo desconforto ao urinar, além de outros sintomas como dor pélvica e, em alguns casos, presença de sangue na urina.

As mulheres são mais propensas a desenvolver o problema do que os homens, devido às suas características anatômicas. A uretra feminina é bem menor que a masculina, então as bactérias presentes no reto acabam alcançando o canal com mais facilidade. Ainda assim, todos os casos são simples de tratar, bastando tomar alguns antibióticos corretamente para eliminar a infecção.

Vale ressaltar que, mesmo sendo uma doença de baixo risco, é importante tratar o quanto antes, pois pode causar complicações mais graves quando não tratada adequadamente.

Infecções urinárias são mais comuns no verão?

Você já pode ter ouvido falar que estamos mais sujeitos a desenvolver esse tipo de infecção no verão e, de fato, isso é verdade. O que acontece é que, no verão, onde a temperatura é consideravelmente mais alta, nosso corpo tende a perder mais líquido e em um ritmo bem maior que em outras estações do ano. Uma das principais causas da infecção urinária é a falta de líquido necessário para eliminar as bactérias presentes na uretra, então é aí que está a relação entre as duas coisas.

Seja pegando uma praia ou em casa, no verão nós transpiramos quase que constantemente e muitas vezes não repomos a quantidade de líquido perdida. Isso causa uma pequena desidratação que abre portas para problemas como a infecção urinária, além de causar fraqueza, dores de cabeça, tontura e fadiga. Por isso é indispensável beber muita água e outros tipos de líquidos todos os dias, buscando sempre atingir a meta diária de dois litros.

A hidratação é essencial em qualquer época do ano, mas no verão se faz mais necessária devido à essa perda de líquido. O simples ato de beber água já ajudará a prevenir diversos problemas de saúde!

Como prevenir?

Além de beber água, existem outros hábitos cotidianos que podem ajudar a reduzir as chances de infecção. A primeira coisa seria dar a devida atenção a sua higiene pessoal, sempre lavando a região íntima adequadamente e, principalmente, lavando as mãos após ir ao banheiro. Evite a proliferação de germes e bactérias.

Outro ponto importante é a regularização do intestino, pois passar vários dias sem evacuar aumenta a proliferação de bactérias na região. Beber bastante água colabora com a flora intestinal, mas também é importante buscar ter uma alimentação mais saudável, com mais frutas e alimentos naturais.

Por fim, dê preferência para roupas íntimas feitas de algodão, que são mais leves e não grudam no corpo. No caso das mulheres, pode ser até melhor dormir sem usar nenhum tipo de peça inferior, para deixar a parte íntima mais ventilada e longe da ação de bactérias que podem se proliferar na roupa.