Prostatite

O que é Prostatite?

A prostatite é uma inflamação na glândula da próstata, que provoca um crescimento anormal na área afetada. Essa glândula está localizada no início da uretra e na base da bexiga, sendo responsável por produzir 70% do líquido seminal do homem.

É importante ficar atento a respeito dos sintomas da prostatite, pois quando a doença não é tratada adequadamente pode se tornar um problema crônico, o que é muito comum, considerando que homens não possuem o hábito de cuidar da própria saúde.

Tipos e sintomas

Existem três variações da prostatite: aguda (causada por bactérias), crônica (ocorre de forma natural, geralmente influenciada pela idade) e a síndrome da dor pélvica crônica (que pode não apresentar quadros inflamatórios).

A aguda é o tipo mais comum de ser encontrado, sendo semelhante a infecção urinária. Já a crônica atinge principalmente homens mais velhos, apresentando sintomas mais fracos que o da aguda.

O caso da síndrome da dor pélvica já é mais específico. A doença geralmente não atinge a próstata, então por isso não é identificada como prostatite, mesmo estando inclusa nos tipos da doença. Seus sintomas incluem dores pélvicas.

A semelhança da prostatite com a infecção urinária vai além da infecção bacteriana (no caso da aguda), já que os sintomas também acontecem na uretra e causam sensações semelhantes. Os sintomas mais comuns são:

• Dor ao urinar;
  • Vontade constante de ir ao banheiro;
  • Dores ao redor da região pélvica;
  • Produção de uma secreção diferente que é expelida pelo pênis.

O que diferencia os tipos de prostatite são alguns fatores de risco e a intensidade dos sintomas. Na maioria dos casos, a contaminação pode acontecer por meio de uma infecção urinária, sexo desprotegido, doenças sexualmente transmissíveis e traumas na região pélvica.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo de prostatite. Geralmente são usados antibióticos, medicamentos que relaxam o colo da bexiga e as fibras musculares, principalmente para tratar casos bacterianos. Também há a massagem de próstata, uma técnica que só pode ser realizada por um médico especializado para aliviar os sintomas. O consumo de vitaminas A, C, E, zinco e antioxidantes também podem ajudar na recuperação.

Apesar de assustar, a prostatite não é e nem pode se tornar um câncer de próstata, assim como não causa disfunção sexual. Alguns médicos afirmam que as alterações na produção do líquido prostático, aquele presente no sêmen, podem causar infertilidade, mas essas afirmações são inconclusivas. De acordo com alguns estudos, a quantidade de bactérias presentes na próstata, quando infectada, não é o suficiente para influenciar na fertilidade.

Prevenção

A boa notícia é que não é necessário muito para prevenir a prostatite! Hábitos cotidianos e saudáveis como: uma dieta repleta de alimentos naturais, prática regular de exercícios físicos e uso de preservativo nas relações sexuais, assim como tomar bastante água e evitar o excesso de bebidas alcoólicas já ajudam a evitar o aparecimento da doença.

Se identificou com esses sintomas? Não deixe o quadro piorar para procurar um médico! Também é importante realizar exames periódicos, pois são eles que garantem proteção e prevenção contra esses tipos de doenças. Lembre-se que muitos homens têm a saúde comprometida por conta do clássico pensamento de que “não é nada demais”. Não seja um deles!

Referências: