CÂNCER DE PRÓSTATA

Câncer de Próstata: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Só em 2018 foram diagnosticados cerca de 68 mil novos casos no Brasil.

A próstata é uma glândula que se encontra abaixo da bexiga e é responsável por produzir parte do líquido seminal. O câncer de próstata ocorre nos ácinos, as células que desempenham as funções da próstata. Os ácinos sofrem mutações e começam a se proliferar de maneira desenfreada e desorganizada, formando o tumor que, com o tempo, pode invadir outros órgãos.

Fatores de risco e sintomas do Câncer de Próstata

Normalmente, esse tipo de câncer se desenvolve com o avanço da idade, no entanto que, a maioria dos diagnósticos é em homens com idade acima dos 55 anos.

Quem tem histórico da doença na família chega a ter até 10 vezes mais chances de desenvolver o tumor, o que também tem relação com a idade: quanto mais cedo o familiar desenvolveu o câncer, maiores serão as chances. Homens obesos também possuem um risco elevado.

O câncer de próstata é silencioso, por isso torna-se perigoso, dificultando o seu diagnóstico precoce. Ele surge sem dar nenhum sinal e cresce lentamente, com os sintomas aparecendo depois de um bom tempo. Muitas vezes, o paciente só descobre que está com câncer quando ele já alcançou um estágio muito avançado, crescendo e se espalhando para outros órgãos.

Os sintomas do câncer de próstata podem ser semelhantes aos de outras doenças como hiperplasia benigna e prostatite. Inicialmente, eles são considerados leves e por isso costumam ser negligenciados por muitos homens, mas é importante ficar alerta a detalhes como:

• Dificuldade para urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia;
  • Urina ou esperma com indícios de sangue;
  • Se a urina não está saindo em um jato constante (em gotas ou em jatos interrompidos);
  • Dores nos testículos, na região lombar, nos joelhos e nas costas;
  • Dor ao ejacular.

Com o tempo essas sensações vão se intensificando, o que significa que o tumor está crescendo e precisa de tratamento.

Diagnóstico e tratamento

Há dois exames principais que rastreiam o câncer de próstata: a análise da quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue e o exame do toque retal. O rastreamento de PSA pode detectar o câncer em homens que não apresentam sintomas da doença, sendo recomendado a partir dos 50 anos de idade. Já o exame do toque retal deve ser feito a partir dos 45 anos. O exame do toque não consegue localizar o câncer diretamente, mas o médico poderá localizar alguma irregularidade e guiar o paciente para novos exames.

Quando o diagnóstico é confirmado, o ideal é que o tratamento tenha início o quanto antes. Na maioria dos casos, o método mais indicado é a cirurgia para remoção do tumor, que dependendo do caso, pode ser combinada com a radioterapia e tratamento hormonal. Em caso de metástase (quando o tumor se espalha para outros órgãos), pode ser necessário acrescentar tratamentos paliativos a este conjunto.

Previna-se!

Se você leu este artigo até aqui, saiba que existem formas de prevenir o câncer de próstata e outros tipos de câncer com a adoção de hábitos saudáveis, alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, diminuição no consumo de álcool e interrupção do tabagismo.

Aqui também entra a importância dos exames periódicos para que o câncer seja diagnosticado em suas fases iniciais e o paciente tenha mais opções de tratamento e chances de cura. Visite um urologista regularmente!