Não deixe o tabu atrapalhar a sua saúde!

Os homens não vão ao médico e isso não é novidade para ninguém. São poucos os que tem o cuidado de realizar um check-up anualmente ou procurar um médico apenas para garantir que está bem de saúde e esse é um fator preocupante. A maioria dos homens ainda tem vergonha ou preconceito de buscar ajuda profissional e algumas estatísticas estão aqui para provar que isso precisa mudar o quanto antes.

Pesquisas realizadas pelo Centro de Referência da Saúde do Homem indicam que pelo menos 60% de todos os homens que vão ao médico já estão com uma doença em estágio avançado e precisam de intervenção cirúrgica. Outras pesquisas da mesma instituição também mostraram que 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por incentivo da família e estão sempre acompanhados de esposa ou filhos, assim como 50% só procuram um médico quando os sintomas começam a atrapalhar suas atividades diárias.

Quebrando o tabu

Não é à toa que, de uns tempos para cá, a importância dos homens irem ao médico regularmente vem sendo uma pauta tão abordada, pois os números estão aí para provar: os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres e podemos afirmar que esse é um fator determinante para essa estatística.

A maioria das principais doenças e sintomas apresentados em consultório por homens pode ser facilmente evitada quando tratada desde cedo. Tudo começa com um simples incômodo ou desconforto que costuma ser negligenciado até que já tenha evoluído e causado algum dano significativo ao organismo.

Em partes, essa negligência se dá devido a toda uma barreira social herdada de várias gerações em que, supostamente, o homem deveria ser forte o tempo inteiro. Outros alegam que têm medo de ir ao médico ou de descobrirem que estão com uma doença grave, entrando em uma situação totalmente paradoxal.

O primeiro passo para mudar essa postura é deixar de lado qualquer tabu ou preconceito que estiver enraizado em si. Assim como as mulheres, os homens também são seres humanos e precisam cuidar da saúde.

Cuide-se!

Para manter a saúde em dia, não basta somente ir ao médico. É claro que esse é um hábito muito importante e imprescindível, mas cuidar da saúde não é somente realizar um check-up todo ano, é adaptar todo um estilo de vida.

O cuidado mais básico começa na alimentação. No Brasil, mais da metade da população está com sobrepeso e os homens já representam 56% desse grupo. A obesidade e o sobrepeso são portas de entrada para várias outras doenças, inclusive impotência sexual. Aos poucos, deve-se reduzir o excesso de sal e gordura e focar nos alimentos naturais como frutas, legumes e verduras.

A prática de exercícios físicos também é muito importante para manter o bom funcionamento do corpo, sendo ideal praticar pelo menos 30 minutos de qualquer atividade física todos os dias. Hábitos prejudiciais como o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas precisam ser evitados.

Se você acha que se encaixa na maioria que não vai ao médico, ainda dá tempo de mudar! Aproveite que o ano começou agora e agende um check-up para manter a boa saúde ao longo do ano. Também é muito importante realizar um check-up urológico, principalmente para homens com mais de 40 anos.

 

Referências

https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/desafio-incentivar-homens-cuidarem-melhor-saude.aspx

http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/26209-ministerio-da-saude-incentiva-homens-a-cuidar-da-saude

https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2018/10/saude-50-dos-homens-so-vao-ao-medico-com-sintomas-avancados.html

http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2012/julho/60-dos-homens-so-vao-ao-medico-ja-com-a-doenca-avancada-aponta-estudo