Ejaculação Precoce tem tratamento?

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que um em cada quatro homens no Brasil sofram de ejaculação precoce. Cerca de 40% dos que procuram um urologista sofrem deste problema, sendo uma das principais complicações sexuais do mundo inteiro.

A ejaculação precoce é caracterizada pelo ato de ejacular muito antes do esperado. Um homem leva em média três minutos de penetração para ejacular, então quando isso acontece em menos tempo e com muita frequência, já é considerado precoce. Alguns podem ejacular assim que penetrar enquanto outros já tem um orgasmo antes mesmo da penetração. Existem casos de pacientes que ejaculavam antes mesmo de atingir uma ereção por completo.

Existem diversas causas que podem estar relacionadas com esse sintoma, mas o mais comum é que esteja relacionada com o estado emocional do paciente. Neste ARTIGO, falarei um pouco sobre essa complicação e quais são os tratamentos.

Causas e consequências

A ansiedade é a principal causa da ejaculação precoce. Alguns se sentem muito pressionados a ter um bom desempenho no ato sexual, o que interfere negativamente em sua ereção e pode até causar disfunção erétil. Outros podem ser afetados pelo estresse do dia a dia, que também é um fator determinante. Ter uma rotina repleta de trabalho e sem tempo para lazer é um agravante que interfere na vida sexual.

Outros fatores que também podem estar relacionados é o uso de certos medicamentos, excessos na produção hormonal, distúrbios na tireoide, infecções na próstata ou uretra, fatores genéticos ou danos no sistema nervoso.

O problema é que, quando a ejaculação precoce se torna uma questão que exige tratamento, ela tende a se tornar um ciclo vicioso. Um homem que ejacula rápido em uma ou outra ocasião não precisa se preocupar, mas quando um homem, preocupado em apresentar um bom desempenho na cama, acabe ejaculando rápido demais, ele apenas ficará mais ansioso a cada oportunidade que tiver. Ainda mais preocupado em não ejacular, a ejaculação chega mais rápido e o problema se agrava.

Isso não só afeta a vida sexual do homem como também do casal, quando o paciente está em um relacionamento. O homem não se sente satisfeito após a interrupção abrupta do ato sexual, assim como sua(eu) companheira(o). Portanto, é muito importante buscar a ajuda de um urologista o quanto antes.

Tratamentos

Existe um tratamento medicamentoso para ejaculação precoce, mas como quase sempre as causas são psicológicas, o principal é alcançado com a psicoterapia. Após receber um diagnóstico positivo de um urologista, procurar um psicólogo e entender seus sentimentos e questões é um bom começo para reverter essa situação.

Alguns procuram terapia de casais ou até sexólogos, uma especialidade da psicologia voltada para relações sexuais. O importante é se empenhar no tratamento psicológico e encontrar um profissional em que você se sente à vontade para expor esses assuntos pessoais.

Não existe medicamento específico para ejaculação precoce. Os que são usados são antidepressivos que ajudam a tratar dos problemas emocionais e, desse modo, recuperar a normalidade das atividades sexuais. O médico responsável sempre irá avaliar o caso do paciente previamente para garantir que ele possa tomar essas medicações sem riscos.

Para mais informações, procure um urologista. Marque uma consulta!

 

Referências

https://portaldaurologia.org.br/sbu-jovem/sbu-jovem-artigos/tenho-ejaculacao-precoce/

https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-ejaculacao-precoce-quais-causas-desta-doenca-qual-o-tratamento-qual-a-faixa-etaria-dos-homens-que-e-mais-atingida/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-masculina/disfun%C3%A7%C3%A3o-sexual-em-homens/ejacula%C3%A7%C3%A3o-precoce