Novo método pode diagnosticar Câncer de Próstata pela urina

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e o segundo câncer mais comum no geral, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma nos dois casos. Ele afeta principalmente homens que já estão na terceira idade, sendo que 75% de todos os casos registrados da doença no mundo são em homens com mais de 65 anos.

Quando utilizado métodos tradicionais, o câncer de próstata pode ser diagnosticado por dois exames: dosagem de PSA (antígeno prostático específico) e toque retal. O exame do toque retal é o mais conhecido, sendo recomendado que todo homem com mais de 40 anos procure realizá-lo o quanto antes. Já o exame de dosagem de PSA avalia qualquer irregularidade através do sangue, mas nenhum desses exames têm 100% de precisão, sendo necessário outros complementares.

Agora, graças a uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Investigação Médica da Disciplina de Urologia da Faculdade da Medicina da USP (Universidade de São Paulo), foi descoberto um novo método em que é possível diagnosticar o câncer de próstata através da urina.

Início das pesquisas

Os estudos vêm sendo realizados desde 2014 e, a princípio, o objetivo era identificar possíveis marcadores genéticos que ajudassem a diagnosticar o câncer de próstata. A pesquisa foi realizada com homens que já tinham suspeita de câncer, onde foi coletado uma amostra de biópsia e uma de urina de cada paciente.

Conforme os estudos progrediam, foi determinado que, a partir da urina, fosse examinado os níveis de proteína através da espectrometria de massa (que meda massa e estrutura química das moléculas). Desse modo, foi descoberto que a urina contém elementos que podem detectar a presença de um tumor na próstata.

Com base em todos os pacientes avaliados, os que possuíam pelo menos 56 glicoproteínas na amostra coletada tinham 100% de chances de apresentar câncer de próstata.

Precisão no diagnóstico

O diagnóstico através da urina se mostrou um método muito mais simples e preciso que os demais. Além de detectar a presença do tumor, também é possível determinar a agressividade e o estágio da doença.

Uma das características do câncer de próstata é o seu crescimento silencioso, fazendo com que o paciente não apresente nenhum sintoma até que o tumor já esteja bem avançado. Os testes realizados com a urina permitiram diagnosticar o câncer mesmo nesses estágios iniciais.

Essa vantagem pode ajudar os médicos a escolher entre esperar o paciente apresentar mais sinais do câncer ou já iniciar o tratamento. Por enquanto, ainda é preciso fazer novas pesquisas com outros pacientes para descobrir se o método continua se mostrando eficaz; em caso positivo, essa descoberta pode oferecer um exame mais prático e barato para o diagnóstico do câncer de próstata.

 

Referências

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/novo-metodo-detecta-cancer-de-prostata-por-meio-da-urina/

https://www.minhavida.com.br/saude/noticias/35629-metodo-inedito-detecta-cancer-de-prostata-pela-urina