Câncer de Pênis: conheça as opções de tratamento

O câncer de pênis é uma doença rara que atinge, em sua maioria, homens acima dos 60 anos. Os principais fatores que causam o surgimento do tumor são: pouca higiene na região íntima, relações sexuais sem proteção e sem a higienização adequada e o tabagismo.

Representando apenas 2% dos diagnósticos de câncer no Brasil, com um diagnóstico precoce, o câncer de pênis tem grandes chances de cura.

O tratamento depende do estágio da doença. Confira quais são os métodos mais utilizados em cada estágio:

Primeiro estágio

Também chamado de estágio 0, nesta etapa o paciente pode se deparar com dois tipos de tumores: carcinoma in situ e carcinoma verrucoso. Como eles não aparecem em um local específico do pênis, o tratamento varia não só pelo tipo de tumor, mas também da região.

Caso o carcinoma in situ apareça no prepúcio, o tratamento será feito com uma circuncisão. Se aparecer na glande sem afetar outros tecidos, há uma gama de opções, como terapia a laser e cirurgia de Mohs. O carcinoma verrucoso também usa os mesmos métodos, mas sem necessidade de circuncisão.

Segundo estágio

Neste estágio os tumores já estão maiores, mas não atingiram outras camadas do pênis. Circuncisão continua sendo uma opção relevante neste estágio, mas radioterapia ou tratamentos a laser também podem ser boas alternativas.

Terceiro estágio

Os sintomas são consideravelmente mais graves neste estágio, atingindo camadas profundas do pênis e chegando até a uretra. O tratamento mais comum é a penectomia, uma cirurgia que remove o pênis parcialmente ou completamente. Também é possível substituir a penectomia pela radioterapia, apesar de não ser tão comum.

Vale ressaltar que os sintomas são determinantes para definir o estágio, pois se o tumor tiver atingido os gânglios linfáticos da virilha e houver uma disseminação da doença na região, os tratamentos podem ter abordagens diferentes.

Quarto estágio

Esse é o estágio específico que apresenta a disseminação do tumor nos gânglios linfáticos, mas ainda não alcançou alguns órgãos, como a bexiga.  A penectomia também é o principal tratamento neste caso, mas pode ser feito uma quimioterapia para diminuir o tumor até que possa ser removido por cirurgia.

A radioterapia também é uma alternativa à cirurgia. Dependendo do tamanho do tumor, a quimioterapia também pode ser realizada como tratamento principal.

Quinto estágio

Esse é o estágio mais avançado e nele o tumor já atingiu a bexiga, saco escrotal e próstata. A cirurgia é o método mais eficaz, porque o pênis é removido completamente e, se necessário, também é retirado o saco escrotal.

São removidos todos os órgãos afetados, sendo possível fazer quimioterapia para diminuir o tumor e facilitar a cirurgia. A radioterapia também pode ser realizada após a cirurgia para complementar o tratamento e ajudar na recuperação.

Atenção!

Caso note sintomas como: feridas avermelhadas na região íntima que não cicatrizam, mudanças na coloração do pênis, corrimento com mau cheiro e sangramentos, procure um urologista.