Saiba tudo sobre a AIDS

AIDS é a sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome). Esta síndrome é uma doença decorrente da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que afeta o sistema imunológico. Neste ARTIGO você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre a AIDS.

Números sobre a AIDS

Segundo estudos publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje em dia cerca de 33,2 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus. São em torno de 1,8 milhão de novos casos todos os anos, número bastante elevado, embora haja diminuído 47% com relação ao ano de 1996, quando a doença teve seu pico, com 3,4 milhões de infectados.

O número de mortes decorrentes da AIDS também caiu consideravelmente: em 2004, foram registradas cerca de 2 milhões de mortes causadas pela doença, o dobro do que em 2017. A qualidade de vida das pessoas que convivem com o vírus no corpo também vem melhorando consideravelmente no decorrer dos anos.

Sintomas em cada fase da AIDS

Após a pessoa ser infectada pelo vírus, passam de três a seis semanas para que os primeiros sintomas se manifestem. Essa primeira fase é chamada de fase aguda e geralmente passa desapercebida, pois os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe comum, como febre, mal-estar e dor no corpo.

A próxima fase é quando o vírus está em constante mutação devido às interações com as células de defesa do organismo da pessoa infectada. Essa fase é chamada de assintomática, pois as mutações virais que ocorrem não são capazes de enfraquecer o sistema imunológico e, portanto, também não são capazes de facilitar a instalação de novas doenças. A fase assintomática pode durar muitos anos.

A fase sintomática da infecção é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico do paciente, que passa a ter um número baixíssimo de linfócitos T para a defesa do organismo. É quando doenças “oportunistas” começam a se instalar, sendo as principais as hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, meningite e alguns tipos de câncer.

Esta é a fase mais avançada e traumática da doença, que acaba causando grande perda de peso, fortes diarreias, suores noturnos e constantes febres altas, além dos sintomas causados pelas possíveis doenças oportunistas que venham a se instalar.

Transmissão da AIDS

Para que uma pessoa contaminada transmita o vírus a uma saudável, é necessário o contato de secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno com o organismo da outra pessoa. Este contato pode se dar por meio de relações sexuais, compartilhamento de seringas ou de objetos cortantes em transfusões sanguíneas e da mãe infectada para o feto durante a gestação, parto ou amamentação.

Prevenção da AIDS

A prevenção da AIDS deve ser realizada evitando as maneiras de transmissão. Ou seja, com a utilização de preservativo durante as relações sexuais, o uso de seringas e agulhas descartáveis, utilização de luvas para a manipulação de líquidos e outras secreções, a ingestão por parte das grávidas infectadas de medicamentos antirretrovirais durante a gestação e evitar amamentar seus filhos.

Prognóstico

Infelizmente, embora a medicina tenha avançado a passos largos nos últimos anos, a AIDS ainda não tem cura. No entanto, há diversos medicamentos que proporcionam uma vida próxima do normal aos infectados. À população, de modo geral, é extremamente importante que perca o preconceito que persiste em existir com pessoas portadoras do vírus HIV.

Tão importante quanto conhecer todos os modos de prevenção da doença, é fazer com que este preconceito desapareça da sociedade!

Referências

http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/O-Que-%C3%A9-a-AIDS/index.html
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/sintomas-e-fases-da-aids
https://medicoresponde.com.br/o-que-e-aids-e-quais-os-seus-sintomas/
http://www.vivalle.com.br/espaco-saude/detalhe/tratamento-para-o-controle-da-aids-possibilita-qualidade-de-vida-e-reduz-as-chances-de-transmissao-1
https://www.infoescola.com/doencas/aids/

Estatísticas

Terminologia


https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sintomas-transmissao-e-prevencao-hiv-dpp