6 dicas para cuidar da saúde dos seus rins

Os rins são um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, pois eles são os grandes responsáveis por filtrar as toxinas presentes no organismo e eliminá-las do sangue. Substâncias como a ureia, a amônia e o ácido úrico, quando em grandes quantidades no organismo, podem ser muito prejudiciais.

A DRC (Doença Renal Crônica) é um grupo de doenças que atingem os rins e que interferem no bom funcionamento do órgão, impedindo a filtragem adequada do sangue. Hoje estima-se que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo inteiro sofram de alguma DRC, sendo principalmente mulheres com mais de 60 anos de idade.

Existem vários cuidados que as pessoas precisam adotar desde a infância para prevenir as DRC. Conheça seis dicas essenciais para manter seus rins sempre saudáveis:

1 – Beba muita água

Essa é a dica mais básica de todas, mas também é a mais importante. Os benefícios da água vão além da hidratação do corpo, pois ela tem um papel fundamental no bom funcionamento dos rins. Através da água que ingerimos, os rins poderão realizar a desintoxicação do corpo sem grandes problemas, por isso é importante beber muita água todos os dias.

Quando sentimos sede, já é um sinal do organismo de que o corpo está desidratado e precisando de mais água, então o recomendado é beber água o tempo todo, de modo que não sinta sede em nenhum momento. O ideal é ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente, mas quanto mais, melhor!

2 – Alimentação

Uma alimentação equilibrada traz benefícios para todo o corpo, inclusive os rins. O consumo excessivo de sal elimina certas proteínas dos rins e, quando a pessoa sofre de hipertensão, o problema também é muito agressivo ao órgão. Diminuir a quantidade de sal nas comidas é um excelente modo de evitar DRC.

Também é importante evitar o excesso de gordura e consumir mais alimentos com vitaminas e fibras. Desse modo, também é possível prevenir a obesidade, que leva a outras doenças como diabetes e hipertensão e também é agressiva aos rins.

3 – Cuidado com as bebidas alcóolicas

Você já pode ter lido em algum lugar que o álcool pode ser benéfico para os rins, desde que seja consumido com moderação. Isso é verdade, mas o consumo precisa ser realmente controlado, não ultrapassando uma ou duas doses pequenas e esporádicas (o consumo diário já pode ser considerado um exagero).

Por outro lado, o excesso de álcool no organismo é bem prejudicial para os rins, pois pode causar hipertensão e, como já citado, os rins também são afetados pela doença.

4 – Tabagismo, não!

Não é novidade que o cigarro é muito prejudicial para o organismo como um todo e com os rins não é diferente. O tabagismo cria pequenas placas de gordura que vão obstruindo os vasos sanguíneos, criando problemas cardíacos e de pressão que com o tempo resultam em uma DRC. Os próprios rins possuem vários vasos sanguíneos, então também podem ser diretamente afetados pelos efeitos nocivos do cigarro.

5 – Não se automedique

A automedicação é algo comum, principalmente para sintomas mais simples e corriqueiros como uma dor de cabeça ou em qualquer outra parte do corpo. Porém, todos esses analgésicos e anti-inflamatórios, quando usados em excesso, trazem graves problemas aos rins a longo prazo. É essencial utilizá-los na dosagem correta e somente com prescrição médica, quando for realmente necessário.

6 – Visite um urologista com regularidade

Algumas doenças são silenciosas e podem não apresentar sintomas em seu estágio inicial, dificultando o diagnóstico e o tratamento. Somente visitando um urologista regularmente e realizando os exames de rotina é possível diagnosticar essas doenças precocemente e assim iniciar um tratamento antes que se agrave. O recomendado é fazer uma consulta anualmente ou semestralmente quando houver casos de hipertensão, cálculo renal e diabetes na família.

Faça das visitas ao urologista parte da sua rotina! Marque uma consulta!

 

Referências

https://www.h9j.com.br/suasaude/Paginas/9-dicas-para-cuidar-da-sa%C3%BAde-dos-seus-rins-dos-seus.aspx

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/5-dicas-de-como-cuidar-bem-dos-rins

https://saude.abril.com.br/medicina/6-atitudes-para-proteger-seus-rins/