Infertilidade Masculina: conheça as causas

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (American Society for Reproductive Medicine – ASRM), infertilidade masculina é a incapacidade de engravidar a parceira após um ano de tentativa sem o uso de nenhum método contraceptivo.

O problema ainda é alvo de muito preconceito, embora afete um grande número de homens. Estima-se que de 10% a 20% dos casais em idade fértil têm dificuldades de gerar filhos e que 30% desses casos são por problemas exclusivamente masculinos de fertilidade, enquanto outros 20% sejam decorrentes de distúrbios do homem e da mulher. Ou seja, em metade dos casais que têm dificuldades de ter filhos, a infertilidade masculina está presente.

As causas são muitas, conheça agora as principais:

Varicocele

A Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina, chegando a ser responsável por 40% dos casos. A doença afeta os vasos do plexo pampiniforme testicular, causando uma dilatação anormal destes.

Embora seja a principal doença causadora de infertilidade em homens, 2/3 dos que são acometidos não têm sua capacidade reprodutiva afetada.

Criptorquidia

A criptorquidia é uma anomalia que ocorre durante a vida intrauterina, muito comum entre bebês prematuros. Normalmente, os testículos são formados na cavidade abdominal e nos últimos meses de vida dentro do útero materno, descem pelo canal inguinal para chegarem à sua posição definitiva, dentro da bolsa escrotal. A Criptorquidia é caracterizada pela retenção de um ou dos dois testículos em algum lugar deste trajeto do abdómen à bolsa escrotal.

Hipogonadismo

É uma disfunção da função gonodal (no caso dos homens, função testicular), tanto reprodutiva quanto da quantidade de hormônios sexuais, sendo a testosterona o principal deles.

Os espermatozoides são produzidos dentro do testículo e ficam armazenados no epidídimo, por isso, uma disfunção testicular pode levar à diminuição do número de espermatozoides ou à produção de espermatozoides anormais. A idade avançada é o principal fator de risco para o hipogonadismo.

Existem muitos outros problemas que podem afetar a capacidade fértil do homem, como as orquites (inflamações no testículo), infecções, tumores e malformações que impeçam o trajeto do sémen ao exterior, algumas doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

É importante salientar que o tabagismo, o alcoolismo, uso de drogas ilícitas, a obesidade, exposição à poluição, estresse excessivo etc. são fatores de risco que aumentam a predisposição à infertilidade.

Nota-se que manter uma alimentação e uma vida saudável traz consigo, dentre os incontáveis benefícios, o de ajudar a manter a fertilidade.

 

Referências

https://www.sbemsp.org.br/imprensa/releases/122-conhecas-os-principais-sintomas-do-hipogonadismo-masculino

https://www.sbemsp.org.br/imprensa/releases/122-conhecas-os-principais-sintomas-do-hipogonadismo-masculino

https://www.andrologia.com.br/conheca-causas-e-tratamentos-da-infertilidade-masculina/

http://www.ued-ham.org.br/pdf/protocolos/2012/hipogonadismo_masculino.pdf

http://www.gineco.com.br/saude-feminina/infertilidade/infertilidade-masculina/

http://www.abc.med.br/p/saude-do-homem/819619/criptorquidia+o+que+fazer+quando+o+testiculo+nao+esta+na+bolsa+escrotal.htm

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/Paginas/varicocele.aspx