Impotência Sexual: causas, sintomas e tratamentos

Talvez o maior tabu na vida de um homem seja conversar sobre a disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual. O problema atinge todas as faixas etárias e pode ser causado por uma série de motivos.

Neste artigo, você conhecerá alguns deles, além de saber quando desconfiar da impotência e ver os possíveis tratamentos para ter de volta uma vida sexual plena e saudável.

Causas

A ereção ocorre devido a interação de diversos mecanismos no organismo: cérebro, músculos, corrente sanguínea e hormônios trabalham em conjunto para que o homem a atinja. Logo, percebe-se que as causas da disfunção podem ser das mais variadas. Vejamos algumas:

  • Emocional – Desde depressão e ansiedade até o medo de falhar na “hora H”, as causas emocionais são bastante recorrentes nos casos de impotência. Problemas na escola, no trabalho, na faculdade, na família ou em qualquer outro âmbito da vida do homem também podem influenciar na hora de atingir a ereção.
  • Hipertensão – A hipertensão lesiona o endotélio (camada mais interna da parede dos vasos sanguíneos e linfáticos) das artérias, o que dificulta a circulação sanguínea, inclusive no pênis. Outras doenças como diabetes e insuficiência renal também podem causar a disfunção do órgão genital.
  • Medicamentos – São muitos os medicamentos que podem estar relacionados à impotência sexual, inclusive, alguns para hipertensão e antidepressivos.
  • Hormonal – a testosterona é o hormônio responsável, entre outras coisas, pelo apetite sexual e, se encontrada em baixa quantidade, pode causar impotência. Com a idade, a queda deste hormônio é natural, no entanto, existem maneiras de minimizar os efeitos da baixa testosterona, mas devem sempre ser indicadas por um médico.
  • Hábitos – Tabagismo e consumo excessivo de álcool e de drogas também estão relacionados à impotência, principalmente na momentânea, cujas substâncias químicas ainda estão sob efeito.
  • Excesso de peso – O sobrepeso pode acarretar a queda de testosterona. Além disso, a barriga pode pressionar as artérias responsáveis por levar sangue ao pênis, dificultando, assim, a ereção.
  • Doenças ou qualquer tipo de problema nos órgãos genitais também podem afetar.

Sintomas

O sintoma mais clássico e mais comum da impotência sexual é a dificuldade ou a incapacidade de conseguir alcançar a ereção. Mas, há outros sinais que o corpo dá para se desconfiar dessa condição.

Um deles é a dificuldade em manter uma ereção pelo tempo suficiente para que se ocorra uma relação sexual satisfatória.

Alguns homens alcançam a ereção mas não conseguem mantê-la por muito tempo, outros nem conseguem alcançá-la e, há ainda os que conseguem, mas o tempo necessário para isso é mais longo que o habitual.

A ejaculação precoce também pode ser um sinal do nosso organismo para que se desconfie da impotência. Ou seja, o homem não consegue controlar sua ejaculação e, muitas vezes, alcança o prazer máximo sem que haja uma ereção total do pênis.

Tratamentos

Os tratamentos para a disfunção erétil também são dos mais variados, envolvendo, muitas vezes, medicamentos como o Sildenafil (Viagra).

Já a reposição hormonal é o tratamento indicado nos casos em que o déficit de testosterona é o principal vilão. Ela pode ser feita por meio de cápsulas, adesivos ou injeções.

Aparelhos a vácuo que facilitam a ereção também são uma alternativa para o combate a disfunção e, como último recurso, existe uma cirurgia por meio da qual é implantada uma prótese peniana no homem.

Vale ressaltar que tratamentos psicológicos podem ser necessários tanto para tratar as causas da impotência quanto para os efeitos que ela causa no homem.

 

Referências

https://www.andrologia.com.br/impotencia-sexual-causas-e-tratamentos/

https://www.andrologia.com.br/quais-sao-os-sintomas-da-disfuncao-eretil/

http://clinicadahipnose.com.br/as-principais-causas-da-impotencia-sexual/

https://www.tuasaude.com/impotencia-sexual-masculina/

http://clinicaalfamen.com.br/4-sinais-importantes-para-detectar-a-impotencia-sexual/

http://www.bbc.com/portuguese/geral-39353571

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2013/02/excesso-de-gordura-abdominal-pode-ocasionar-problemas-com-a-libido-4035103.html