Entenda a relação entre COVID-19 e impotência sexual

Covid e impotência sexual

A covid-19 ainda é um grande mistério para a ciência, principalmente porque é uma doença nova, que não teve tempo de ser estudada a fundo. Aos poucos estão sendo descobertas novas sequelas e efeitos colaterais entre as pessoas que já contraíram o vírus e uma em específico ainda vem intrigando os pesquisadores: a impotência sexual, que está acometendo alguns pacientes homens.

Os primeiros casos foram relatados no fim de 2020, quando a médica e especialista em doenças infecciosas Dena Grayson trouxe o questionamento a público, ao ligar a sequela com o fato do covid-19 causar problemas vasculares em grande parte dos pacientes. Algumas pesquisas realizadas posteriormente reforçaram a hipótese.

Mas como um vírus que afeta o funcionamento dos pulmões pode causar impotência sexual? Entenda neste artigo.

Como funciona uma ereção?

O primeiro passo para entendermos essa relação é compreender qual o processo envolvido por trás de uma ereção. Quando um homem recebe um estímulo sexual, toda uma sequência de reações do organismo é desencadeada pelo sistema nervoso autônomo. A partir do momento que está excitado, a circulação do sangue no pênis aumenta e nisso os corpos cavernosos (que são semelhantes a esponjas) são preenchidos, levando ao aumento de tamanho do órgão sexual.

Perceba que todo o processo gira em torno de uma coisa: a circulação sanguínea. Caso tenha qualquer coisa errada em alguma das etapas, o pênis não consegue ficar ereto e desencadeia um caso de disfunção erétil. É exatamente aí que o covid-19 entra, pois o processo inflamatório causado pelo vírus também compromete a circulação do sangue.

Além disso, o coronavírus também pode agredir o endotélio, como é chamado o revestimento interno dos vasos sanguíneos. Isso pode provocar lesões e até tromboses, então o problema pode ser ainda maior e mais perigoso do que um simples caso de impotência sexual.

Outras sequelas

Indo além de problemas vasculares, outras sequelas do covid-19 também podem afetar diretamente a vida sexual dos homens. Muitos não conseguem recuperar 100% da sua capacidade respiratória e isso também interfere na hora do sexo, afinal não deixa de ser uma atividade física, que demanda esforço e um bom controle da respiração. Todo comprometimento cardiopulmonar, ou seja, que interfere em questões cardíacas e na respiração, também causa impacto no desempenho sexual do homem, então não se trata de casos isolados. 

Um outro fator ainda mais comum nestes tempos de pandemia, que também traz consequências negativas nesse aspecto, é a saúde emocional, que está cada vez mais fragilizada. O medo constante de ficar doente, a ansiedade cotidiana, o estresse do isolamento e todo tipo de sentimento negativo que se popularizou no último ano também causa impotência. 

Por isso é sempre importante reforçar o principal conselho desta pandemia: sempre que possível, fique em casa! Enquanto a vacinação não for distribuída entre toda a população do País, a melhor forma de nos protegermos é mantendo o isolamento social. Por mais que não sejam todas as pessoas que desenvolvem um quadro grave de covid-19, as sequelas ainda são muito comuns e, até o momento, não é algo que possa ser controlado. Cuide-se!