5 fatores que podem afetar a fertilidade feminina

A fertilidade feminina é um assunto delicado e longe de possuir respostas “óbvias” para ser explicado. Cada caso é um caso, então existem mulheres que engravidam facilmente enquanto outras podem sentir muitas dificuldades, o que pode estar relacionado com diversos fatores diferentes.

Diversas pesquisas indicam que, em circunstâncias normais, uma mulher que não usa nenhum medicamento anticoncepcional e mantém relações sexuais sem preservativo possui 20% de chances de engravidar. Quando, ainda seguindo esses requisitos, a mulher não consegue engravidar dentro de 12 meses, existe uma possibilidade dela ou de seu parceiro serem inférteis.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que há entre 50 e 80 milhões de pessoas inférteis no mundo, entre homens e mulheres. Existe alguns fatores de risco que são comumente relacionados com a infertilidade e nesse ARTIGO falarei dos cinco mais conhecidos.

Idade

É de conhecimento público que quanto mais avançam os anos, menos fértil a mulher fica. O que muitas pessoas não esperam é que por vezes isso pode acontecer em uma idade que outras mulheres continuam engravidando normalmente, pois a menopausa não acontece na mesma idade para todas as mulheres e pode acometer algumas mais cedo.

Indo até além da menopausa, quanto mais anos passam, menos óvulos a mulher tem, e é isso que determina sua fertilidade. Ao nascer, uma menina contém cerca de dois milhões de óvulos no organismo, mas já na primeira menstruação esse número se reduz para 400 mil. A partir disso, cada ciclo elimina cerca de mil óvulos e quanto menos óvulos, mais difícil engravidar.

Sendo assim, nem toda mulher pode ter a mesma facilidade de engravidar quando estiver próxima dos 40 anos quanto outras.

Obesidade

A obesidade causa vários problemas de saúde, inclusive afetando a fertilidade. Mulheres obesas têm três vezes mais chances de sofrerem de infertilidade, e existem diversos estudos que procuram explicar essa relação.

Pessoas obesas possuem muito tecido adiposo e esse produz uma substância chamada adipocina, que dificulta a comunicação entre as células do corpo e interfere no bom funcionamento de várias funções. É por isso que mulheres obesas podem ficar com a menstruação desregulada, o que também interfere diretamente em sua fertilidade.

Tabagismo

O cigarro é um dos principais vilões quando o assunto é saúde e não fica de fora dessa lista. Segundo dados da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, aproximadamente 13% de todos os casos de infertilidade são consequentes do hábito de fumar.

O cigarro possui substâncias muito prejudiciais que deteriora os óvulos, aumenta os riscos de aborto espontâneo e menopausa precoce, além de poder causar gravidez ectópica (quando o óvulo fica do lado externo do útero).

Problemas hormonais

Tanto para os homens quanto para as mulheres, os hormônios têm um papel fundamental na reprodução. É por isso que quando há algo de errado com eles, a fertilidade é um dos primeiros fatores a sofrerem as consequências.

Nem sempre isso está relacionado com a progesterona, mas com qualquer hormônio! Até mesmo uma desregulagem no hormônio da tireoide pode bagunçar algumas coisas. É importante ficar atenta à sinais como crises de enxaqueca, alteração na visão e olfato e saída de secreção das mamas, pois podem ser sinais de que há alguma desregulagem hormonal.

Enfermidades

Existe várias doenças que podem atingir o aparelho reprodutor e interferir na fertilidade. A mais conhecida são os miomas uterinos, que são mais comuns em mulheres na faixa dos 30 anos de idade e dificultam que os embriões cheguem ao endométrio.

A presença de cistos nos ovários também pode interferir em suas funções. É importante que toda mulher mantenha seus exames de rotina regularmente para detectar qualquer irregularidade precocemente e tratá-la antes que resulte em novas complicações.

Referências

https://sbra.com.br/noticias/infertilidade-como-enfrentar-o-diagnostico-e-buscar-o-tratamento-adequado/

https://bebe.abril.com.br/familia/10-fatores-que-prejudicam-a-fertilidade-da-mulher/

https://www.terra.com.br/noticias/dino/fatores-que-afetam-a-fertilidade-feminina-e-voce-nem-imaginava,fe7736c21321387ce834f48c51f108024hcwftzc.html