Conheça os principais tumores que acometem o Sistema Urinário

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″]
[et_pb_text admin_label=”Text”]
O Sistema Urinário é composto por um conjunto de órgãos que atuam na separação do sangue das substâncias tóxicas e nocivas que podem chegar ao organismo. Dentre as suas inúmeras funções, as principais são: gerar o equilíbrio hídrico, ou seja, controlar a quantidade de líquidos no organismo e eliminar por meio da urina as substâncias tóxicas (excretas) ou em excesso.

Na anatomia humana, o Sistema Urinário é constituído por dois rins, um par de ureteres, uma bexiga e uma uretra. Assim como outras partes do corpo, esses órgãos e tecidos estão sujeitos a sofrer com a influência do crescimento desordenado de células que, quando acontece de forma agressiva e descontrolada, se reproduzem, dando origem aos tumores. Estas manifestações neoplásicas malignas podem atingir tanto o sistema urinário feminino, quanto o sistema urinário e genital masculino.

Para esclarecer possíveis dúvidas, neste ARTIGO falaremos sobre os tipos mais comuns de tumores que acometem o Sistema Urinário, fatores de risco e formas de prevenção.

Rins

Cerca de 3% das neoplasias que acometem a população são tumores renais, sendo o adenocarcinoma o representante de 85% dos casos. No Brasil, esses tumores acometem 1 pessoa a cada 75 mil. Geralmente, o Câncer de Rim manifesta-se mais em adultos do sexo masculino, possuindo, na fase inicial, sintomas de difícil identificação, mas que comumente são: dores nas costas, presença de sangue na urina (hematúria), aumento do abdome e perda de peso sem nenhuma origem específica.

Bexiga

Considerado o segundo tipo de câncer mais comum a afetar o Sistema Urinário, o tumor de bexiga costuma atingir mais o público masculino com faixa etária acima de 60 anos. Os sinais mais comuns da doença nesta região são: surgimento de sangue na urina (detectado quando a urina está avermelhada, mas em alguns casos, somente por exames específicos), incontinência urinária, ardência e dor para urinar, urgência para urinar, dor nas costas ou pélvica.

Ureter

Os tumores que afetam o ureter são considerados os mais raros, atingindo normalmente homens acima dos 65 anos. Os sintomas que este tipo de câncer desencadeia são muito semelhantes ao dos outros órgãos do Sistema Urinário, como hematúria e dores lombares.

Fatores de risco

Além dos fatores relacionados à idade, algumas pessoas apresentam mais predisposição de desenvolver tumores no trato urinário. Os principais fatores de riscos são: hereditariedade, maus hábitos como fumar, consumir excessivamente bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade e alimentação desequilibrada. Por isso, pessoas que se encaixam nestas características, devem ficar atentas, pois os sintomas iniciais podem ser bastante inespecíficos, porém o organismo ainda assim demonstra mudanças.

O diagnóstico precoce aumenta expressivamente as chances de cura dos tumores que acometem o Sistema Urinário, bem como expande as opções de tratamento.

Prevenção

Embora fatores como história familiar não possam ser alterados, é possível que homens e mulheres de todas as idades se mantenham afastados deste tipo de câncer ao adotar hábitos saudáveis como uma dieta balanceada, priorizando alimentos mais naturais e menos industrializados; prática regular de exercícios físicos; perda de peso, quando necessário; interrupção do tabagismo e a realização de exames periódicos.

 

Referências

Cânceres urológicos: riscos, sintomas e tratamento

http://neouro.com.br/artigos/canceres-urologicos-riscos-sintomas-e-tratamento/

Rim

http://www.uro.com.br/tumores1.htm

Saiba como identificar sintomas de tumores do trato urinário

https://uromed.com.br/artigos/saiba-como-identificar-sintomas-de-tumores-do-trato-urinario/
[/et_pb_text]
[/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]