Conheça o algoritmo que pode auxiliar no diagnóstico de câncer de próstata

A tecnologia vem evoluindo em um ritmo impressionante e beneficiando diversos aspectos da nossa vida. Na medicina, podemos citar a cirurgia robótica como um dos exemplos mais marcantes, sendo uma técnica que elevou os procedimentos cirúrgicos a um novo patamar. Contudo, a inteligência artificial também vem sendo explorada no setor de saúde e promete continuar revolucionando a especialidade da urologia.

Com os olhos do mundo voltados para inteligências artificiais, novos algoritmos estão sendo desenvolvidos para auxiliar profissionais de saúde a diagnosticar doenças mais complexas, como é o caso do câncer. Esse é o caso do CanRisk-Prostate, uma IA desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que consegue diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce.

Como funciona?

O câncer de próstata é o tumor mais incidente do sexo masculino. No Brasil, estima-se que um em cada nove homens desenvolva a doença em algum momento de sua vida, acumulando cerca de 65 mil novos casos a cada triênio. Parte disso se dá por fatores hereditários, já que o câncer de próstata também é um dos que mais apresentam riscos de ser carregado por herança genética.

O CanRisk-Prostate foi projetado a partir dessa característica. Ao todo, foram analisadas 17 mil famílias que já apresentaram um ou mais casos da doença, estudando todas as alterações genéticas envolvidas e buscando prever as chances de outros indivíduos desenvolverem a doença no futuro. O algoritmo foi capaz de identificar um risco de 27% em cenários onde o pai teve câncer na faixa dos 80 anos de idade, aumentando para 42% quando o tumor se desenvolveu na casa dos 50 anos.

O algoritmo é capaz de analisar genes específicos que estão associados ao desenvolvimento do câncer de próstata, com destaque para o BRCA2, cujas mutações costumam originar os tumores mais agressivos. Analisando esse gene individualmente, as chances do indivíduo desenvolver a doença aumentam para 54%, caso a mutação parta dessas células. Sendo assim, existem uma série de variáveis que, com o auxílio da inteligência artificial, podem ser estudadas com mais cuidado e facilidade.

À medida de comparação, os pesquisadores utilizaram um banco de dados de informações genéticas anônimas, totalizando 170 mil indivíduos aleatórios. Dessa lista, 86% dos que tiveram câncer de próstata se encaixaram dentro das previsões do CanRisk-Prostate, reforçando a assertividade do sistema.

Diagnóstico precoce

A principal vantagem desse algoritmo é a possibilidade de analisar os riscos de um caso individualmente, já servindo como sinal de alerta para homens jovens que possuem chances de desenvolver a doença no futuro. Dessa forma, é possível tomar as providências necessárias antes que a doença comece a se manifestar, o que certamente salvará muitas vidas.

É claro que não existe uma inteligência artificial capaz de acertar 100% das vezes, então é uma ferramenta que deve ser utilizada com cuidado e sempre complementada com outros exames e métodos tradicionais. Ainda assim, podemos esperar que seus recursos sejam altamente valiosos não só para a urologia, mas para a medicina como um todo.