Escolha uma Página

Você costuma sentir com frequência dor ou ardência ao urinar?

A disúria, como esse sintoma é chamado, não está relacionada apenas à infecção urinária, podendo ter uma variedade de causas. A infecção do trato urinário, envolvendo, bexiga, uretra ou rins, geralmente é o motivo mais comum que desencadeia a disúria.

Por isso, sempre digo: sentir dor não é normal!

Qualquer alteração ou sintoma como esse precisam ser investigados por um médico, que analisará detalhadamente o histórico do paciente e se há outros sintomas que acompanham a disúria, tais como febre, urgência ou esvaziamento da bexiga, dor nas costas ou vaginal, e outros fatores como atividade sexual, principalmente das últimas três semanas, pois pode correlacionar com o início da dor ou ardência ao urinar.

Vamos conhecer outras 5 doenças em que a disúria também se manifesta como um sintoma? Continue lendo este ARTIGO!

HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata)

Caracterizada pelo aumento da próstata, a HBP está relacionada às mudanças hormonais que o organismo do homem sofre ao ficar mais velho, por isso a condição costuma ocorrer a partir dos 45 anos de idade.

A HBP não possui características malignas, mas precisa ser tratada, pois pode causar obstrução parcial ou total da uretra, ocasionando dificuldades e dor para urinar, o que prejudica tanto a vida sexual quanto o cotidiano do paciente.

Prostatite

É uma infecção que acomete a glândula prostática, alterando o seu funcionamento e a liberação do PSA (Antígeno Prostático Específico). Um dos sintomas mais comuns da Prostatite é o mau funcionamento do trato urinário, que causa dor ao urinar, necessidade frequente de fazer xixi, urgência miccional e dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.

Diferente da Hiperplasia Benigna da Próstata, esta doença pode atingir homens a partir dos 20 anos de idade e além dos sintomas urinários, por causar outros sinais como: dor na região do períneo, abdome inferior, testículos e pênis, principalmente durante ou após a ejaculação.

Também pode ocorrer a manifestação de sintomas obstrutivos e irritativos, disfunção sexual e, eventualmente, o aparecimento de sangue no sêmen.

Cálculo Renal

Essa condição é bastante comum e afeta tanto os homens como as mulheres! A famosa pedra no rim é uma das principais desencadeadoras da dor ao urinar, pois em alguns casos, obstrui completamente o trato urinário.

Podemos dizer que nessa etapa, o sintoma é bastante doloroso, porque o cálculo está no processo de saída, ou seja, já entrando na bexiga ou até na uretra, causando além da dor, sangramento. O cálculo renal é formado quando há presença de quantidades excessivas de ácido úrico, oxalato e cálcio, que se unem e geram cristais.

A dica é geral e bastante conhecida para prevenir o problema: BEBA MUITA ÁGUA e tenha uma alimentação saudável.

Vulvovaginite

Esse problema que é pouco falado, mas muito comum entre as mulheres também pode causar dor ao urinar, devido à inflamação da vulva. Além desse sintoma, a Vulvovaginite desencadeia coceira e inchaço na região íntima feminina, bem como corrimento com mau cheiro e ardência durante a relação sexual.

Câncer de Pênis e Bexiga

Aqui já temos uma doença mais grave, mas que quando acomete essas regiões pode causar dor ao urinar. Vou falar um pouquinho sobre esses dois tipos de câncer abaixo!

O Câncer de Bexiga tem como principal fator de risco o tabagismo, pois as substâncias cancerígenas contidas no cigarro entram na circulação sanguínea, passam pelos rins, sendo eliminadas pela urina.

Porém, essa fase de armazenamento do líquido faz com que o contato do órgão com os componentes nocivos do tabaco desencadeie a doença. Além da dor ao urinar, outro sinal que merece muita atenção é a presença de sangue na urina, cuja cor se torna mais alaranjada ou avermelhada.

Já o Câncer de Pênis está relacionado à má higiene íntima, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou fimose não tratada. Quando está em um estágio mais avançado, por invadir a uretra, comumente causa ardência e dor ao urinar, mas diferente de outros tipos de câncer, esse, via de regra, é externo: primeiro aparece uma ferida que não cicatriza na ponta da glande ou no corpo do órgão.

Então, homens que estão lendo esse ARTIGO, cuidem melhor da higiene íntima, pois a amputação do pênis é uma das consequências da falta de tratamento adequado deste tipo de câncer.

Sinais de alerta

Agora que você já conhece as doenças que podem ter a disúria como sintoma, não negligencie nenhuma dor ou ardência ao urinar e observe se esse sintoma vem acompanhado de outros, como: febre, dor nas costas e no flanco, sangramento etc. Não demore a procurar um urologista e investigar o que pode estar causando esse desconforto.

Gestantes e pacientes que possuem algum distúrbio imunológico devem redobrar os cuidados e se consultar imediatamente com um médico assim que perceberem dor ou ardência ao urinar. Complicações de uma infecção do trato urinário podem ocasionar consequências para essas pessoas.

Agende uma consulta!