5 causas da infertilidade masculina que você não conhece

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% a 20% da infertilidade enfrentada pelos casais parte do homem. Aqui podemos incluir todo tipo de dificuldade relacionada ao ato de engravidar sua parceira, algo que nem sempre é fácil de diagnosticar e costuma levar algum tempo de investigação para se encontrar a causa.

Apesar de ser um problema que assusta, em diversos casos a infertilidade é um problema reversível e pode ser eliminado, caso sua principal causa seja devidamente tratada. Quando a situação é mais complexa, ainda existe a possibilidade de utilizar métodos de reprodução assistida, como inseminação artificial ou fertilização in vitro. De qualquer forma, hoje em dia a infertilidade não precisa mais ser um obstáculo para casais que planejam constituir uma família.

Abaixo listamos cinco causas da infertilidade masculina que muitos desconhecem como fator de risco. Confira:

Varicocele

A varicocele é uma das principais causas de infertilidade, principalmente por ser um problema comum que muitos homens nem sabem que possuem. Trata-se de um tipo de varizes que se forma no saco escrotal, ou seja, algumas veias que se dilatam e drenam o sangue da região.

Esse processo aumenta a temperatura dos testículos, interferindo na produção dos espermatozoides e na sua qualidade. Apenas casos mais graves costumam levar a isso, mas também podem ser solucionados com intervenção cirúrgica.

Infecções

Todo tipo de infecção que acomete os testículos coloca em risco a saúde dos espermatozoides. Algumas das mais comuns incluem a orquite, a caxumba e a prostatite, uma infecção na próstata que costuma ser relativamente comum na terceira idade.

Doenças sexualmente transmissíveis também se encaixam aqui, principalmente a clamídia e a gonorreia, que podem trazer grandes danos ao aparelho reprodutor quando não tratadas rapidamente.

Problemas no transporte dos espermatozoides

Esse é um problema muito sutil que só pode ser diagnosticado com uma série de exames, mas em alguns casos, o homem até consegue produzir uma boa quantidade de espermatozoides, mas eles não chegam no sêmen.

Existem diferentes condições que podem causar esse problema, dentre elas ejaculação retrógrada, obstrução dos tubos, limitações anatômicas etc. Seria necessário identificar a causa para buscar tratamento adequado.

Problemas hormonais

Tanto o desejo sexual quanto os fatores reprodutivos estão diretamente ligados aos níveis hormonais do homem, então quando há qualquer tipo de deficiência na produção dos hormônios, tudo isso costuma ser afetado.

Quem sofre de problemas na tireoide costuma ter a produção hormonal afetada, por exemplo. Além de interferir na saúde e quantidade de espermatozoides, também pode causar outros tipos de complicações, como a disfunção erétil. Para isso, seria necessário tratar a doença principal ou realizar terapias de reposição hormonal.

Medicamentos

Alguns medicamentos contribuem com a diminuição da saúde reprodutiva, como alguns tipos de antidepressivos, remédios de hipertensão, esteroides e tipos específicos utilizados para tratar tumores. Quem faz uso recorrente de alguma dessas medicações pode enfrentar mais dificuldades de ter filhos.

É válido reforçar que nem sempre a demora para engravidar a parceira pode significar que um homem seja infértil. Geralmente, recomendamos procurar a ajuda de um urologista após um ano mantendo relações sexuais sem uso de preservativo ou métodos contraceptivos. Caso a mulher não engravide nesse período, é importante investigar a questão e buscar soluções adequadas.